Governo lança programa de distribuição de sementes e mudas
Os pontos de recebimento das regionais de Picos, Canto do Buriti, Teresina e Pedro II já receberam as mudas de caju. Já as raquetes de palma forrageira devem chegar na próxima semana na região semiárida do Piauí.
Sarah Maia em 17 de janeiro de 2017
A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou nesta terça (17), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), de solenidade alusiva ao início da distribuição de sementes e mudas, voltadas a pequenos agricultores, para a safra 2017.
São 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Estado, através da SDR.
Para o produtor rural do município de Monsenhor Gil, João Pessoa da Silva, a chegada das sementes fortalece a agricultura local. “Essas sementes chegam em boa hora. Após 5 anos de seca, a chegada dessas sementes são um alento para o agricultor. Os roçados já estão prontos e agora iremos plantar”, destaca João.
“A agricultura familiar está na base da nossa alimentação. Hoje estamos aqui distribuindo sementes e mudas para que possa a agricultura familiar produzir e isso tudo retornar para a nossa mesa como alimentos de boa qualidade”, comemora Margarete Coelho.
O início da distribuição de sementes iniciou, nessa segunda-feira (16), nos municípios de Bom Jesus e Corrente. De acordo com levantamento feito pela equipe da SDR, 17 regionais do Emater já receberam sementes de milho e continuam recebendo as sementes de feijão. Os pontos de recebimento das regionais de Picos, Canto do Buriti, Teresina e Pedro II já receberam as mudas de caju. Já as raquetes de palma forrageira devem chegar na próxima semana na região semiárida do Piauí.
Governo do Estado do Piauí