Hemocentro de Picos registra pior estoque dos últimos anos
As doações diminuíram cerca de 70% em relação ao mesmo período do ano passado
Sarah Maia em 09 de janeiro de 2017
O período de férias, momento em que muitas pessoas viajam e que é registrado um aumento nos acidente de trânsito, compromete as doações de sangue nos Hemocentros de todo o país, onde se registra cerca de 40% do número de doações.
O Hemocentro de Picos, que atende a toda a macrorregião, passa por um dos piores momentos de sua história. Até a última sexta-feira, 06, a unidade contava apenas com 20 bolsas de sangue em seu estoque, 70% a menos em comparação ao mesmo período do ano passado.
O problema acende o sinal de alerta na instituição que conta com solidariedade dos doadores de Picos e região para repor o estoque.
Durante o segundo semestre de 2016, o Hemocentro de Picos superou diversas metas de doação e achegou, em alguns momentos, há enviar material sanguíneo para outras unidades do Hemopi no Estado.
O fato da bolsa de sangue ter validade de apenas um mês e a proximidade do período carnavalesco preocupam a diretora da instituição, Carla Guimarães, que convoca os doadores a comparecer ao Hemopi de Picos.
“A quantidade de coletas diminuiu muito e estamos necessitando mesmo de doares. Nossa demanda de sangue é bem grande uma vez que o Hospital regional Justino Luz atende a toda a região. Hoje eu faço um apelo para que as pessoas doem sangue e medula óssea. Faça isso como um gesto de amor”, solicitou a diretora.
Campanha
A partir desta segunda-feira, 09, o Hemocentro de Picos inicia uma campanha no sentido de repor o estoque de bolsas de sangue e conta com a sua ajuda. Doar sangue é vida! Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas!
Fonte: Picos 40 Graus