Incêndio de grandes proporções causa pânico em comunidade no interior do Piauí
De acordo com moradores, o fogo queimou uma grande área de terra, incluindo roças, fazendas, plantações, cercas, animais silvestres e domésticos. Para os moradores, o prejuízo é incalculável.
Sarah Maia em 23 de outubro de 2017
Um incêndio de grandes proporções ocorrido durante todo o dia desse domingo (22), assustou os moradores do povoado Santo Antônio, zona rural de Água Branca. Foram momentos de medo, pânico e terror para as pessoas de parte da comunidade. Em alguns momentos uma grande nuvem de fumaça cobriu todo o povoado, dificultando muito a respiração, sobretudo para aqueles que tentavam combater as chamas. Moradores se mobilizaram em várias frentes de serviço numa tentativa desesperada de conter as chamas, que já estavam muito próximas das residências. O fogo teria iniciado no sábado (21), e devido a vegetação muito seca, as chamas se espalharam rapidamente.
A prefeitura de Água Branca enviou o carro pipa e ainda solicitou os dos municípios de Hugo Napoleão e Olho D’Água do Piauí, que com ajuda de várias pessoas conseguiram controlar o fogo já no final da tarde desse domingo.
De acordo com informações de moradores do povoado, o fogo queimou uma grande área de terra, incluindo roças, fazendas, plantações, cercas, animais silvestres e domésticos. Para os moradores, o prejuízo é incalculável.
Ainda não se sabe as verdadeiras causas que deram início ao fogo, mas as suspeitas são de que o incêndio teria iniciado durante a queima de uma roça na tarde de sábado.
De acordo com informações do secretário de Comunicação da prefeitura de Água Branca, Juca Cavalcante, que também é da comunidade, não se sabe ao certo onde o incêndio teria se iniciado, mas as suspeitas são de que teve início durante uma queima de roça e que depois se espalhou pela mata. “A secretaria municipal de Obras de Água Branca enviou o carro pipa, com auxílio dos municípios de Hugo Napoleão e Olho D’Água do Piauí, para ajudar a controlar o fogo. Alguns animais foram queimados, nas proximidades do cemitério do povoado. A comunidade inteira se mobilizou, e devido o fogo ser bastante extenso, foram divididas algumas frentes de combate e no final da tarde o fogo estava controlado”, disse o secretário Juca Cavalcante.
Canal 121