Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Mais de 250 crianças foram vítimas de acidentes de motocicleta em 2016 no Piauí

Este número corresponde a 80% dos casos gerais de acidentes envolvendo crianças.

em 16 de março de 2017

Casal é flagrado com criança de colo em moto (Crédito: José Alves Filho)

A reportagem do Jornal Meio Norte flagrou um casal transportando uma criança que aparentava ter menos de sete anos em uma via da zona Norte de Teresina. A conduta implica três infrações: andar sem capacete, excesso de passageiros e transportar alguém de idade inadequada. E são por essas condutas perigosas que o número de crianças acidentadas é assustador no Piauí: 251 pequenos foram atendidos por acidentes de motos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Este número corresponde a 80% dos casos gerais de acidentes envolvendo crianças. No caso supracitado, o condutor, caso fiscalizado, seria multados em R$ 491 e teria 11 pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porque embora sejam três infrações, apenas duas seriam pontuadas.

“A moto só comporta duas pessoas, o condutor e um passageiro. Além disso, a criança tem que ter mais de sete anos, que é a idade mínima, e com capacete. As crianças menores de sete anos não tem habilidade para se segurar”, explica Samyra Motta, gerente de educação no trânsito da Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans).

Samyra ressaltas que as crianças são mais frágeis e precisam de um cuidado redobrado. “Numa queda, ela pode até morrer estando sem capacete. A pessoa sofreria duas infrações: trafegar com menor de sete anos ou sem capacete e capacidade excedente”, acrescenta.

A gerente ressalta que por isso é tão necessário o trabalho de fiscalização dos agentes de trânsito. “A fiscalização é feita para proteger o condutor e o passageiro. Quando eles mesmos deveriam se proteger. Inclusive proteger os filhos e de quem mais está no trânsito. O pensamento das pessoas é pelo bolso, e não pela segurança”, conclui.

Portal Meio Norte

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.