Médico goiano vítima de acidente no Litoral do Piauí tem morte encefálica
O médico goiano Paulo César de Carvalho, que caiu com a mulher da sacada de pousada no Litoral do Piauí ao fazer uma selfie, teve morte encefálica decretada na manhã desta terça-feira (19).
Cleiton Jarmes em 19 de janeiro de 2016
O médico goiano Paulo César de Carvalho, que caiu com a mulher da sacada de pousada no Litoral do Piauí ao fazer uma selfie, teve morte encefálica decretada na manhã desta terça-feira (19). A informação foi confirmada pelo irmão da vítima José Carlos.
Segundo ele, o médico estava internado no Instituto do Coração (InCor) em São Paulo desde sábado (16) e na madrugada de segunda-feira (18) teve isquemia e não reagiu ao tratamento.
“A transferência dele de Teresina para São Paulo ocorreu no sábado depois de uma avaliação médica. A família também concordou com a mudança. Meu irmão passou o domingo bem, mas na madrugada de segunda-feira apresentou isquemia e fomos informados de que o protocolo de morte cerebral tinha sido aberto. Como não houve nenhuma melhora no quadro clínico durante 24 horas, os aparelhos foram desligados hoje pela manhã”, comentou.
O casal é natural de Rio Verde em Goiás e a família providencia a transferência do corpo da vítima para cidade natal. A previsão é de que o velório aconteça na manhã de quarta-feira (20) e o enterro seja no período da tarde.
Paulo César de Carvalho teve perfurações no pulmão e fraturas na costela depois que caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros. O acidente ocorreu no dia 30 de dezembro quando ele e a esposa Leânia Garcia Teles, faziam fotos apoiados no guarda-corpo de madeira que protege a sacada da pousada em Barra Grande.
A estrutura acabou rompendo e provocando o acidente. Os dois caíram de costas contra pedaços de madeira do jardim da pousada, o que provocou as perfurações e fraturas.
O casal foi socorrido em Barra Grande e transferidos para Teresina. Uma campanha nas redes sociais mobilizou um grande número de doadores de sangue para Paulo César, que foi submetido a cirurgia e hemodiálise.
Leânia Garcia também ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, mas deixou a UTI no dia 4 de janeiro, mas segue internada fora de perigo. Já Paulo César passou 17 dias internado no mesmo hospital e foi transferido no sábado (16). O casal veio com a família passar o feriado de réveillon no Litoral piauiense.
Investigações
A família registrou um boletim de ocorrência por lesões corporais no casal, mas o irmão acredita que o inquérito deverá mudar para homicídio e lesão corporal, já que o médico faleceu. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea) também fez uma inspeção na pousada. Segundo o presidente do órgão Paulo Roberto, a vistoria avaliou se a queda dos turistas foi ocasionada por da falta de manutenção no local.
G1/Piauí