Piauí quer se tornar livre da febre aftosa sem uso de vacinação
O Piauí superou mais uma vez a meta de imunização do gado estabelecida pelo Ministério da Agricultura e segue como zona livre da aftosa.
Cleiton Jarmes em 10 de julho de 2015
O Piauí superou mais uma vez a meta de imunização do gado estabelecida pelo Ministério da Agricultura e segue como zona livre da aftosa. Agora a próxima meta do estado é se tornar livre da aftosa sem a vacinação e se juntar ao estado de Santa Catarina, único do país que registrou o feito.
Os números da última campanha foram divulgados hoje no Palácio de Karnak, em solenidade com governador Wellington Dias, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Antoniel Sousa e outras autoridades políticas.
“A gente vem fazendo um trabalho baseado em dados anteriores, como o Piauí já vem atingindo essa média de 97% [do rebanho vacinado], o nosso objetivo é de chegar aos 100%. Quando conseguirmos esse objetivo vamos ter o Piauí livre da febre aftosa, sem a vacinação”, explicou Antoniel Sousa.
Dos 27 estados da federação apenas Santa Catarina conseguiu atingir essa meta. Agora o Piauí também segue em busca da concretização desse resultado, para poder alavancar ainda mais o setor. “A partir do momento que os criadores têm a consciência de manter seu rebanho livre da febre aftosa, isso valoriza o rebanho, valoriza o estado e valoriza até o consumo”, completou o presidente da ADAPI. Ainda de acordo com ele, antes do Piauí ser livre da febre aftosa havia dificuldade para vender o gado. Um bezerro que custaria R$ 200 há cinco, seis anos atrás, hoje custa em média R$ 800.
O governador Wellington Dias reforçou a ideal do estado, durante sua fala na solenidade. “Desde 2009 a gente vem trabalhando para sustentar a meta – foi o primeiro ano que conseguimos, 91% do rebanho vacinado. A partir dali passamos a ser acompanhados para não reduzir esse patamar, e temos sustentado. O Piauí agora quer dar um passo para se somar ao estado de Santa Catarina. Ou seja, ter uma estrutura que permita um cuidado maior”.
MUNICIÍPIOS ABAIXO DA MÉDIA
Dos 224 município piauienses, dez não conseguiram atingir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Agricultura. As cidades de Dom Inocêncio, Coivaras, Santo Antônio de Lisboa, São João do Arraial, Luzilândia, Betânia do Piauí, São José do Piauí, Vila Nova do Piauí, Assunção do Piauí e Barro Duro ficaram com percentuais entre 78% e 89%, e nelas seram feitos trabalhos para atingir a meta. 57 municípios atingiram o índice de 100% do rebanho vacinado.
Fonte: O Olho