Piauí recebe primeira academia da acessibilidade
A estrutura permite que pessoas com deficiência possam fazem exercícios de forma autônoma, gratuita e com segurança, visto que os aparelhos são totalmente adaptados para este fim.
Sarah Maia em 02 de junho de 2017
O Piauí recebe a primeira academia da acessibilidade, instalada no Parque Potycabana na tarde desta sexta-feira (2). A estrutura permite que pessoas com deficiência possam fazem exercícios de forma autônoma, gratuita e com segurança, visto que os aparelhos são totalmente adaptados para este fim.
De acordo com Mauro Eduardo, gestor da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência precisam fazer um acompanhamento físico para fortalecer a musculatura através de exercícios. “Eu, por exemplo, tive paralisa infantil, e sempre que vou ao médico ele orientava a procurar fazer algum exercício. Então buscamos garantir uma estrutura que pudesse garantir isso de forma gratuita à população”, explica.
O Parque Potycabana foi escolhido pela intensa movimentação de pessoas. “Hoje o Parque Potycabana é um dos espaços mais visitados da cidade. Então implantamos lá para mostrar que as pessoas com deficiência podem fazer qualquer atividade, respeitando as limitações de cada um”, acrescenta o secretário.
O custo operacional é baixo. “Todos os equipamentos serão equipadas de modo que pessoas que utilizem cadeira de rodas possam realizar os exercícios de forma autônoma. Pelo retorno social que teremos, o custo operacional da academia é pequeno, de R$ 30 a 40 mil”, avalia Mauro Eduardo.
E mais está nos planos da Seid. “Essa será a primeira de muitas do planejamento. A segunda vamos inaugurar ainda esse ano no Projeto Piauí Praia Acessível, que já funciona na Praia de Atalaia. Essa academia será híbrida, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência do Piauí”, finaliza.
Meio Norte