Secretaria de Segurança Pública lança carteira de identidade biométrica
O Secretário de Segurança, Fábio Abreu, anunciou o lançamento da Carteira de Identidade Biométrica que será emitida com maior rapidez já contendo o número do CPF e RG.
Cleiton Jarmes em 13 de junho de 2017
O Secretário de Segurança, Fábio Abreu, anunciou o lançamento da Carteira de Identidade Biométrica que será emitida com maior rapidez já contendo o número do CPF e RG. Fábio Abreu declarou ainda que a Secretaria de Segurança emitirá o documento através do instituto de identificação com a coleta de dados da pessoa física através do sistema de biometria, ou seja, várias informações estarão contidas na carteira.
“A carteira de identidade biométrica tem uma novidade porque vai ser expedida com o número do CPF, já que a SSP-PI fará parte do sistema de expedição do CPF em parceria com a Receita Federal Todas as tratativas foram realizadas e nós vamos também fazer esse processo. Não estaremos só dando o número da carteira de identidade, mas também o número do CPF”, declarou o secretário.
As pessoas que tirarem a carteira de identidade a partir do próximo mês, não precisam mais apresentar fotografia, pois já estará disponível no sistema, que é igual ao da Carteira de Habilitação. A pessoa também registrará, ao tirar sua carteira de identidade, a digital de três dedos da mão e a face. “Com a nova carteira podemos fazer a confrontação e identificar uma pessoa por fragmentos de digitais. Esse banco de dados, nós vamos poder interagir com o policial que está na rua, disponibilizando o equipamento pra ele comparar os dados da pessoa que foi abordada com os dados do sistema, através de um aparelho próprio ou mesmo do smartfone”, falou Fábio Abreu.
As novas identidades terão chips, que conterão dados do usuário unificados em um único documento, tanto para RG quando para CPF. O documento também terá informações pessoais, como tatuagem ou no caso da pessoa ter alguma deficiência física.
O documento é feito em parceria com SSP-PI e a Agência de Tecnologia da Informação, do Governo do Estado. O Instituto de identificação receberá equipamentos próprios para o sistema. O secretário acredita que o documento dará maior agilidade na hora da emissão do documento, que deve ser entregue no máximo em até 7 dias para o interior e no máximo 2 dias para a capital, ou, em casos excepcionais, poderá ser emitida até mesmo online. A nova carteira será apresentada para o Governador do Estado e a imprensa.
A Secretaria de Justiça também terá convênio com a SSP-PI, para que a identificação dos infratores também seja feita com maior agilidade na identificação.
Fonte/Meio Norte