Terça-feira terá chuva torrencial em Teresina, afirma SEMAR
As águas de março que fecham o verão, como na canção de Antônio Carlos Jobim, devem cessar poucos em Teresina até o início de abril, que deve ter chuvas mais espaçadas.
Sarah Maia em 13 de março de 2017
O mês de fevereiro teve chuvas acima do esperado. E o mês de março, que tradicionalmente é o que mais chove em Teresina, deve seguir a mesma tendência, mas com um aumento mais sutil que o mês anterior. Para esta terça-feira (14), espera-se fortes chuvas em todo o Piauí, principalmente na região Centro-Norte do Estado aonde está a capital Teresina.
“Na segunda-feira [13] chove de forma isolada, principalmente no Norte. Talvez em Teresina não chova. Mas na terça-feira [14] chove forte em todo o Piauí, inclusive em Teresina, com chuvas fracas apenas no Sul do Estado. Na quarta-feira [15] continua a condição de chuva, mas em menor intensidade”, afirma Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar).
Em fevereiro deste 2017 choveu 328,8 milímetros, com um volume d’água 21% superior ao mesmo período do ano passado, com chuvas de 258 mm. “O mês de fevereiro choveu muito além da média. Em março a média é 320 mm, sendo que choveu até agora 209 mm até sexta-feira (10). Como tivemos chuvas fortes no final de semana, creio que já esteja em torno de 250 mm. A previsão é que o mês feche ligeiramente acima da média”, aponta a meteorologista.
As águas de março que fecham o verão, como na canção de Antônio Carlos Jobim, devem cessar poucos em Teresina até o início de abril, que deve ter chuvas mais espaçadas. “Após o mês de março, em abril, começa a dar uma diminuída das chuvas. Ainda em março, a partir do dia 15, as chuvas já vão diminuir um pouco em relação as chuvas fortes que a gente tem visto nos últimos”, ressalta Sônia Feitosa.
“As chuvas melhoraram muito a agricultura. Estamos chegando de um período de longa seca. Nos reservatórios também deu uma melhorada, mas ainda não é o suficiente. Alguns ainda não estão cheios. E como as chuvas já deram uma dispersada no Sul do Piauí, onde tem os maiores reservatórios no semi-árido piauiense, já não está mais chovendo tanto”, finaliza.
Fonte: Meio Norte