Empresa Picoense é alvo de ataques cibernéticos
A empresa picoense vem implementando mecanismos que amenizam o impacto dos ataques
Cleiton Jarmes em 10 de maio de 2017
Virtex Telecom (Foto: Jesika Mayara)
A empresa de telecomunicação Virtex Telecom, que promove serviço de internet a Picos e toda região centro-sul do estado do Piauí, vem sendo alvo de ataques cibernéticos a cerca de um ano. Os ataques acarretam na queda da rede de internet, prejudicando os clientes da empresa.
De acordo com o diretor de redes da Virtex, Bruno Borges, os ataques têm se tornado cada vez mais constantes.
“É interessante o fato de que, com toda a rede que existe nesta nossa região, a Virtex ser o único provedor do Piauí que vem sendo atacado com essa frequência. Com esse problema a qualidade da internet se degrada bastante, quando não sofremos uma queda completa”, explicou o diretor.
No momento que a rede é alvo dos hackers a qualidade do serviço prestada aos clientes é prejudicada.
“Desde os primeiros ataques até hoje podemos constatar que eles têm ficado cada vez mais sofisticados e acompanhando as defesas que nós vamos criando, entretanto, a Virtex está fazendo um investimento alto para conter esses problemas, com implemento de três soluções diferentes e atualizadas diariamente, inclusive uma delas fora do país”, disse Bruno.
Até o momento a empresa possui apenas suspeitas de quem seja o autor dos ataques. “Acreditamos que o único objetivo é de prejudicar o nome da Virtex que é referência no mercado de provedores”, acrescentam Tarcivando Oliveira e Samuel de L. Martins, gerentes de Infraestrutura e Administração.
O fato dos mesmos serem feitos através da internet e originados no exterior, dificulta a descoberta da autoria para a realização de provas concretas. Paralelo a isso, a empresa já realizou diversos Boletins de Ocorrência na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática onde há uma investigação em curso.
Os ataques acontecem normalmente nos horários considerados de pico, que são entre 12h00 e 14h00 da tarde e partir das 17h00, momento em que a empresa possui mais usuários conectados, o que evidencia de forma clara que o objetivo é prejudicar a Virtex perante os seus clientes.
“A investigação sai do corpo jurídico brasileiro, mas, via de regra são crimes difíceis, não impossíveis, de serem elucidados, porém envolve a justiça de vários países o que torna a investigação um pouco complexa, assim como pela questão tecnológica uma vez que os endereços que nos atacam são falsificados. Enfim, são muitas dificuldades para chegar de fato a quem está fazendo isso, entretanto não pretendemos desistir”, afirmou o diretor de redes.
Diretor de redes Bruno Broges e gerente comercial Márcio Beltrão
Compromisso com o Cliente
Mesmo com o problema a Virtex não tem deixado de investir na qualidade do serviço. A empresa picoense foi criada em 2003, na época a internet ainda era um serviço que estava em expansão e o provedor só atendia a clientes via rádio.
“Dois anos depois nós incorporamos a Virtex a empresa Firme, que na época era uma empresa de internet que oferecia o serviço via telefone. De lá para cá temos ampliado a nossa rede através de grandes investimentos e hoje oferecemos a internet via rádio utilizando tecnologia 5.8Ghz, rede de cabo UTP e agora em 2017 expandindo nossa rede de fibra óptica para a casa do cliente, possibilitando a venda de planos maiores como 100Mbps”, explicou o gerente comercial, Márcio Beltrão.
Investimentos
A Virtex Telecom tem buscado levar a seus clientes uma internet mais rápida e de melhor qualidade, sendo assim, tem investido na expansão da internet por fibra óptica.
Essa rede já está sendo implantada em grande parte dos bairros de Picos e futuramente chegará aos municípios onde a empresa já presta serviço como Bocaina, São Luís do Piauí, Santana, Dom Expedito Lopes, São João da Canabrava e sul do Piauí.
“Procurar atender os nossos clientes da melhor forma possível e minimizar os prejuízos sofridos com os ataques, através de trabalho e de muito investimento. Somos uma empresa que trabalha com idoneidade e transparência, oferecendo serviço de qualidade com preços justos, pois nossa estrutura de atendimento ao cliente é personalizada e hoje funciona de 8h00 às 20h00 nos 365 dias do ano”, explicou Márcio.
Uma Empresa com a Cara de Picos
Desde o ano passado, com a demanda crescente pelo serviço de internet, a empresa tem expandido o seu quadro de colaboradores. Ainda segundo Márcio Beltrão, estima-se que o aumento chegou a cerca de 300%.
O maior número de colaboradores tem o objetivo de garantir uma melhoria nos processos, no atendimento e suporte para seus clientes. “Nosso sucesso é decorrente dos nossos colaboradores, a força do picoense tem sido fundamental para a melhor prestação do nosso serviço, juntamente com a possibilidade que trazemos de formar profissionais, levando melhoria a suas famílias e também a nossa cidade”, disse Beltrão.
Fonte: Picos 40 Graus