Câmara Municipal de Pio IX discute demandas da população em sessão ordinária
Carmo Neto em 18 de abril de 2023
A Câmara Municipal de Pio IX realizou nesta segunda-feira, 17 de abril, uma sessão ordinária conduzida pelo presidente da Mesa, vereador Carlito Pedro, para discutir questões importantes para a população da cidade. Os vereadores Chico Luiz, Gutemberg Costa, Hipérides Alencar, Zé Miguel e Domitilia Lopes apresentaram na tribuna suas preocupações e demandas para a gestão municipal.
Ordem do Dia
Os vereadores debateram e votaram o Projeto de Lei n° 015/2022 que propõe a expansão do perímetro urbano da cidade. O PL inclui dentro da área urbana do município o Loteamento São José, situado na zona de expansão urbana.
Os parlamentares elogiaram a medida e destacaram que a aprovação do projeto é um sinônimo de urbanização e um passo importante para o crescimento da cidade e para a valorização dos imóveis. O projeto foi aprovado em primeiro turno por maioria absoluta e agora segue para segunda votação.
O vereador Chico Luiz lamentou a situação da parede da barragem no Cajazeiras e alertou para o grande buraco na estrada que vai para a serra da Baraúna, que precisa ser consertado com urgência. O vereador também ressaltou que o problema do transporte escolar continua sem solução e requer atenção imediata.
“Ontem eu estive no Cajazeiras e fiquei triste com a parede da barragem, um verdadeiro matagal. Temos um grande buraco na estrada que vai para a Serra da Baraúna e serve como advertência para os responsáveis consertarem. O problema do transporte escolar continua se arrastando, hoje mesmo não tivemos ônibus. É uma situação que merece maior atenção e agilidade na resolução do problema.”
Já o vereador Gutemberg Costa cobrou uma solução para a obra de conclusão do mercado público e para a limpeza de ruas no entorno do açude do governo e das saídas de esgotos. O vereador também se mostrou preocupado com a situação das crianças sem material escolar.
“Em relação a obra da conclusão do mercado público, é preciso que vejamos essa situação. Em relação ao material escolar dos alunos, tambem fui cobrado pela limpeza de algumas ruas, ao redor do açude do governo e em algumas saídas de esgotos.”
O vereador Hipérides Alencar chamou a atenção para o problema da população das localidades Pau Ferro e Sobrado, que estão em condições precárias e com problemas na eletricidade. O vereador destacou que as cobranças estão aumentando a cada dia e que é preciso encontrar uma solução para esse problema.
“Em todas as sessões costumo trazer uma cobrança, e hoje quero registrar aqui um problema da população do Pau Ferro e Sobrado, Sobrado que está no escuro. A cada dia as cobranças estão chegando e nada está sendo resolvido.”
Por sua vez, o vereador Zé Miguel sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir o problema da educação no município e das estradas que prejudicam o transporte dos alunos. Ele ressaltou que é preciso tratar a questão com responsabilidade e esclarecer as informações para a população.
“Ultimamente estamos sendo muito cobrados pelo problema da Educação do nosso município e das estradas que prejudicam o transporte dos alunos. Grande parte da responsabilidade, é da frota precária de transportes que o município dispõe. Dentre toda essa discussão, nós sugerimos que seja feita uma audiência pública para que possamos esclarecer todas as informações para a população e tratarmos isso com responsabilidade.”
Por fim, a vereadora Domitilia Lopes destacou a necessidade de investimentos em recursos humanos para o hospital do município e a importância do funcionamento do laboratório. A vereadora também relatou que a equipe das Estradas Seguras iniciou o trabalho de roço, limpeza, sinalização e tapa-buracos em todo o Piauí, e que chegará a vez do serviço em Pio IX.
“Tivemos reuniões em Teresina onde a nossa bancada esteve batalhado e colocado a real situação. A equipe das Estradas Seguras assegurou que em todo o Piauí ja iniciaram o trabalho de roço, limpeza, sinalização e tapa-buracos, só que o nosso município ficou um pouco distante de onde começaram os trabalhos. Precisamos de material humano em nosso hospital, se o laboratório não voltar a funcionar a situação drástica continuará em Pio IX.”
Durante a sessão, o presidente da Mesa Diretora, vereador Carlito Pedro, cobrou enfaticamente uma solução para o problema do transporte escolar e pediu que a empresa responsável seja cobrada pelo Executivo pelo serviço que não está sendo prestado.
O presidente ressaltou que foi eleito para representar o povo e que a gestão municipal precisa respeitar a voz da população.
“Sou da base de situação do prefeito, mas o povo precisa ter voz e vez. Está ficando feio os nossos alunos mandando mensagem que não estão indo para a escola por falta de transporte. O prefeito precisa cobrar essa empresa irresponsável que não está cumprindo com seu trabalho. Fui eleito pelo povo de Pio IX para representar. Senhor prefeito, respeite a minha história! Estou falando pelo povo.”