Câmara Municipal de Pio IX-PI Debate Projeto de Lei e Outros Assuntos em Sessão Ordinária
Carmo Neto em 07 de novembro de 2023
Na noite desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Pio IX-PI realizou uma sessão ordinária conduzida pelo presidente vereador Carlito Pedro. Diversos assuntos de interesse municipal foram discutidos e destacados durante a reunião.
O presidente Carlito Pedro abriu a sessão explicando uma acusação sobre a suposta “engavetação” de um projeto de Lei e teceu críticas em relação ao projeto que permite a instalação de empresas de energia eólica no município.
Apesar dos benefícios, o Presidente ressaltou que o projeto, além de isentar essas empresas do pagamento de IPTU por 20 anos, também acarretaria na perda de 3% de arrecadação de INSS para o município.
Carlito Pedro afirmou que o projeto está seguindo os devidos trâmites e está atualmente em análise na Casa.
O vereador Guto Costa comemorou a perfuração de poços na zona rural do município, especificamente nas localidades Cachoeirinha 01 e 02, destacando a importância dessas iniciativas para as comunidades.
Por sua vez, o vereador Chico Luiz denunciou a utilização indevida de transportes da Saúde para outras finalidades, como o transporte de jogadores.
Em relação ao projeto que permite a instalação de empresas, Chico Luiz expressou preocupação, argumentando que o município não deveria abrir mão da arrecadação de impostos dessas empresas.
O vereador Hipérides Alencar anunciou a construção de obras de calçamento, investindo no desenvolvimento do município. O vereador também defendeu a necessidade de um debate aprofundado para aprimorar o projeto de instalação de empresas de energia eólica.
A vereadora Domitilia Lopes parabenizou o tema da redação do Enem que tratou sobre a jornada de trabalho doméstico das mulheres. Domitilia também tratou sobre o projeto e disse que se deve alinhar a geração de empregos com a arrecadação de renda.
Domitilia voltou a cobrar melhorias na iluminação pública de Pio IX, destacando a importância da segurança e do bem-estar da população.
Em sua fala, Carlito Pedro criticou um áudio vazado do prefeito Silas Noronha, no qual o gestor mencionou que iria deixar uma comunidade sem água por alguns dias. Carlito Pedro expressou sua preocupação e afirmou:
“Meu pai me ensinou a respeitar qualquer pessoa, o próxi
mo, todos os cidadãos. Sem levantar falso testemunho. Esse prefeito fala mal de todo mundo e quem é assim fala mal de todo mundo. Tem vereador lutando para arrumar carrada de água enquanto o prefeito fala que vai deixar a população sem água.”
Além disso, foi realizada a primeira sessão ordinária do projeto “Câmara Mirim,” incentivando a participação e envolvimento dos jovens no processo legislativo local.