O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), confirmou durante entrevista à TV Cidade Verde que o partido irá realizar uma federação com o União Brasil. O martelo foi batido após o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, descartar a aliança política por meio de uma postagem no Twitter.
“Nós vamos fazer a federação com União Brasil, vai ser o maior grupo partidário tanto na Câmara Federal como no Senado. Vai ser em torno de 115 deputados. Acredito que esse bloco vai ser uma bússola para o nosso país. Levando as discussões para Brasília. Nesse primeiro momento o Republicanos não estará conosco, mas estará unido em todo o país. Isso nos deixa muito esperançosos por uma vitória no próximo ano”, confirmou Ciro Nogueira.
Atualmente, as maiores bancadas do Congresso Nacional são: PL com 99 deputados e a federação do PT com 80. Na sequência, União Brasil tem 59 cadeiras e o Progressistas 47 deputados. A federação oposicionista se tornaria a maior força da Câmara, com 106 deputados federais.
Ter a maior bancada é importante, por exemplo, para ter preferência na hora de dividir o comando de comissões. A decisão deve ser deliberada amanhã às 18h em Brasília com os líderes partidários.
Piauí
Durante um encontro em sua residência em Teresina, o senador esteve ao lado de diversas lideranças políticas, de vereadores a deputados federais, desenhando estratégias para as eleições do próximo ano e a composição da chapa proporcional.
Para a chapa majoritária, o nome da ex-deputada federal e atual diretora nacional de Finanças do Sebrae, Margarete Coelho (PP), segue como favorito.
Fonte: Cidade Verde