Em Teresina, Câmara aprova lei que proíbe multas durante a madrugada
O projeto diz que multas relacionadas ao avanço do sinal vermelho no período das 23h às 5h não devem ser aplicadas por causa do risco de assaltos ao qual a população está exposta.
Sarah Maia em 05 de setembro de 2017
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que proíbe a aplicação de multas de trânsito durante a madrugada.
De autoria dos vereadores Graça Amorim (PMB) e Caio Bucar (PSD), o projeto diz que multas relacionadas ao avanço do sinal vermelho no período das 23h às 5h não devem ser aplicadas por causa do risco de assaltos ao qual a população está exposta.
A proibição é para todos os dias da semana.
Para a vereadora Graça Amorim, a medida evitaria os assaltos porque os motoristas ficam mais vulneráveis nesses horários ao terem que parar para esperar o semáforo abrir, mas ela enfatiza que os condutores devem reduzir a velocidade para evitar acidentes.
“É necessário a redução da velocidade porque é mais seguro ultrapassar o sinal vermelho quando se pode observar a inexistência de veículos ou pedestres que possam oferecer risco de acidentes. Com uma redução da velocidade para 20 km/h ou inferiores, é possível observar com atenção todas as vias ao redor”, acrescenta a parlamentar.
Atualmente, avançar o sinal vermelho, seja do semáforo ou da parada obrigatória, é multa de trânsito gravíssima no valor de R$ 297,47 com 7 pontos perdidos na carteira de habilitação.
O projeto de Lei segue para segunda votação nesta quarta-feira (06).
Cidade Verde