Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Vereadores reivindicam melhorias em infraestrutura e discutem projetos de Lei durante sessão da Câmara Municipal de Pio IX

em 11 de abril de 2023

Vereadores reivindicam melhorias em infraestrutura e discutem projetos de Lei durante sessão da Câmara Municipal de Pio IX

A noite da última segunda-feira, 10 de abril, foi marcada por mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Pio IX-PI, conduzida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Carlito Pedro.

Durante o início da sessão, foi anunciado pelo presidente que no próximo dia 14 de abril haverá um evento de capacitação Legislativa sobre Licitações e Contratos Públicos para os vereadores, suplentes e servidores da Casa.


Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados projetos de lei importantes para a cidade, como o Projeto de Lei n° 03/2023, proposto pelo vereador Dulcídio Antão, que denominou a rua do Comércio em Rua José Antão de Alencar – Zezinho Antão, em homenagem póstuma ao comerciante e agricultor piononense.

Além disso, ainda foi apresentado e aprovado o Projeto de Lei n° 05/2023, também do vereador Dulcídio, que denomina a rua projetada 02 de rua Dr. Agatângelo Neiva Luz.

Outros projetos de Lei, como o PL n° 015/2022 que amplia o perímetro urbano do município, incluindo o loteamento urbano em imóvel localizado na zona de expansão urbana – o Loteamento São José.   E o Projeto n° 016/2022, que autoriza a doação de lotes de terreno para o Ministério Público do Piauí e ao Tribunal Regional do Piauí também foram discutidos e aprovados pelos vereadores.

Durante a sessão, alguns vereadores fizeram cobranças e reivindicações importantes para a cidade.

O vereador Chico Luiz, que é também professor, cobrou melhorias no transporte escolar.

“Os alunos perdem, os professores perdem e não tem como revisar o conteúdo perdido devido às faltas pela questão do transporte.” disse.

O vereador Gabriel Noronha falou sobre a necessidade de reforma das estradas.

“A gestão municipal garantiu que no início de maio, assim que diminuir o período chuvoso, a prefeitura irá recapear todas as estradas. Quero fazer um requerimento também sobre a PI que liga a 020, está muito perigosa a estrada e quero contar com os colegas para fazermos um apelo coletivo para agirmos com rapidez.” disse.

Já o vice-presidente, vereador Hiperides Alencar, cobrou mais investimentos em áreas importantes, como saúde, segurança e esporte.

“Sei que são muitas as dificuldades, mas está sobrando dinheiro para algumas coisas e está faltando para áreas importantes, está faltando para a saúde, segurança, para o esporte que nem secretário temos. Contem com esse vereador para cobrar e fiscalizar quando necessário.” disse.

O vereador Zé Miguel também reivindicou a resolução de problemas urgentes.

“Tem trechos de estradas que não dá para esperar o inverno passar para serem restaurados. Não dá para esperar para que sejam resolvidos.”

O vereador Dulcídio Antão trouxe solicitações de obras e reformas de infraestrutura, como a necessidade de um calçamento na localidade Mulambeira.

“A PI de Pio IX a Fronteiras também está com buracos e precisando de um roço para evitar acidentes. Precisamos de um calçamento na Mulambeira que já foi solicitado ao prefeito.” relembrou.

O Vereador Guto Costa reforçou o coro de cobranças relacionadas a reforma das estradas vicinais:

“Foi prometido que as estradas seriam reformadas no período chuvoso e após o período, e eu vejo que não está acontecendo isso. Tem passagens que o ônibus escolar não está conseguindo passar. Precisamos cobrar essas ações.” disse.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Carlito Pedro, reforçou a importância de cobrar pelo povo e elogiar quando necessário:

“Queria dizer que em período chuvoso não dá para reformar as estradas toda hora, mas concordo que tem trechos que precisam ser arrumados. As chuvas trazem essas dificuldades. Concordo que está na hora de começar a roçagem das estradas. O nosso papel é cobrar pelo povo, por aqueles que não conseguem chegar até o Executivo para pedir. Vamos seguir dessa forma, cobrando e elogiando quando necessário.” disse.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.