Com a morte de Assis Carvalho, Piauí perde o segundo parlamentar em pouco tempo; Veja a trajetória política do Deputado
Carmo Neto em 05 de julho de 2020
Filho de Antônio Sobreira Gonçalves e Ana de Carvalho Gonçalves, Assis Carvalho nasceu no povoado Santo Antonio, em Oeiras, no dia 09 de junho de 1961.
Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha quase 10 anos de idade.
Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.
Foi diretor geral do Detran, considerado, na época, um dos piores departamentos de trânsito do Brasil. Ao final de sua administração, o Detran do Piauí subiu para a segunda colocação no ranking brasileiro. Foi também presidente da Agespisa.
Já como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí.
Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.
Foi servidor público lotado na Caixa Econômica Federal e membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (CONTRAF).
Sempre filiado ao PT, foi eleito deputado estadual em 2006, licenciando-se para exercer o cargo de secretário de Saúde ao longo do segundo governo Wellington Dias. A seguir foi eleito deputado federal pelo Piauí em 2010, 2014 e 2018. Onde nessa última foi o deputado federal mais votado pelo Partido dos Trabalhadores com quase 100 mil votos.
Na macrorregião de Picos, Assis Carvalho sempre fora muito bem votado em sua trajetória política, especialmente nos municípios de Alegrete, São Julião, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Santa Cruz do Piauí, etc.
Atualmente Assis Carvalho era presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores. Casado ele deixa 3 filhos.
Com a morte de Assis Carvalho, o Piauí perde o segundo parlamentar em pouco tempo. No final de dezembro de 2019 faleceu o deputado estadual Fernando Monteiro, aos 69 anos, vítima de câncer hepático no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.