Piauí já perdeu cinco deputados federais no exercício do mandato; confira a lista!
Carmo Neto em 06 de julho de 2020
Nos últimos 20 anos, a política do Piauí perdeu cinco deputados federais no exercício do mandato na Câmara.
Francisca Trindade (PT-2003)
Em 2003, o Piauí perdeu a deputada federal Francisca Trindade (PT), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Francisca desmaiou em Teresina, enquanto discursava na Conferência Estadual de Apicultura e Pesca, da qual também participava o secretário nacional da Pesca, José Fritsch.
Ela foi internada no Hospital Pronto Med e depois transferida para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em uma UTI aérea disponibilizada pela Câmara dos Deputados.
Trindade, que cumpria o seu primeiro mandato como deputada federal, è época foi a parlamentar mais votada da história do Piauí, com 165.190 votos.
Ex-deputada federal Francisca Trindade Foto: Arquivo Pessoal
Afonso Gil Castelo Branco (PDT-2004)
O deputado federal Afonso Gil Castelo Branco morreu em 9 de agosto de 2004, em sua casa com um tiro na cabeça.
A namorada e um policial militar que fazia a segurança do deputado, estavam na casa na hora do disparo.
Aos 53, o promotor Afonso Gil era candidato a prefeito da capital piauiense pelo PDT. A morte do deputado foi suicídio.
Ex-deputado federal Afonso Gil Foto: Arquivo Pessoal
Mussa Demes (DEM-2008)
O deputado Mussa Demes (DEM-PI) morreu em 5 de novembro de 2008, em Fortaleza, vítima de câncer no pulmão. O enterro aconteceu no cemitério Campo da Paz em Fortaleza. Mussa Demes tinha 68 anos.
Mussa Demes foi eleito deputado por seis vezes (entre 1987 e 2007), atuando inclusive durante a Assembléia Constituinte. Nesta legislatura, o parlamentar era integrante da Comissão Especial da Reforma Tributária, da Comissão de Finanças e Tributação.
Ex-deputado federal Mussa Demes
Alberto Silva (PMDB-2009)
O deputado federal Alberto Silva (PMDB-PI) em 28 de setemhro de 2009, vítima de insuficiência respiratória, provocada pelo agravamento de uma pneumonia e complicações de um câncer de próstata. O deputado, que estava internado no Hospital Brasília, completaria 91 anos no dia 10 de novembro.
O parlamentar, que era engenheiro civil e mecânico, foi prefeito do município de Parnaíba por duas vezes; governador do Piauí, também por duas vezes; senador; e estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.
Ex-deputado federal Alberto Silva
Assis Carvalho (PT-2020)
O deputado federal Assis Carvalho (PT), morreu aos 59 anos na tarde deste domingo (05), em Oeiras, na região Sul do Piauí.
No local ele recebeu atendimento, mas sofreu três paradas cardíacas e morreu antes de ser transferido para Teresina no SAMU Aéreo.
Ex-deputado federal Assis Carvalho
Fonte: ElPiauí