16º marcha contra corrupção e pela vida realiza ato de fiscalização no município de Dom Expedito Lopes
Administrador em 21 de julho de 2018
O município de Dom Expedito Lopes-PI recebeu nos últimos dias, na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença do Vereador Kildare Gonçalves, o grupo de voluntários da 16º marcha contra corrupção e pela vida, projeto que conta apenas com voluntários que percorrem a cada ano um determinado número de municípios fiscalizando as obras públicas.
O grupo tem por objetivo reivindicar maior participação da população na fiscalização de recursos públicos, visitando e verificando se as obras que foram efetivadas foram realmente concluídas, se há acesso à informação e verificar a aplicação do plano de governo apresentado á Justiça Eleitoral.
Os voluntários realizaram uma aula de cidadania junto com a população, fomentando a cidadania e o controle social, com o intuito de ajudar a população a compreender a necessidade dos mesmos fiscalizarem e acompanharem as obras municipais, sejam de verba federal ou estadual. Se tem uma obra no município, seja uma construção de uma escola, de uma UBS, ou de um ginásio poliesportivo, o grupo incentiva e fala da necessidade do cidadão se prontificar a fiscalizar e acompanhar todas as obras.
A entidade organizadora da marcha é a Força Tarefa Popular da capital Teresina, com o apoio de outras entidades como a Transparência Internacional, e o Instituto de Fiscalização e Controle de Brasília, através do assistente de projetos Ykaro Lima.
O trabalho da marcha contra a corrupção e pela vida é realizado a 16 anos, onde já percorreram vários municípios, fazendo sempre o trajeto de um município a outro andando. Esse ano, o grupo está percorrendo o trajeto saindo da cidade de Picos-PI, e passando pelas cidades de Dom Expedito, Ipiranga, Inhuma, Valença, Elesbão Veloso, Passagem Franca, Barro Duro, Monsenhor Gil, Demerval Lobão e terminando na capital Teresina, no próximo dia 07 de agosto de 2018.
Veja fotos: