Alagoinha do Piauí realiza mutirão contra a Dengue
O mutirão na sede da cidade foi realizado na manhã desta sexta-feira (29/01) e contou com a participação de centenas de pessoas entre servidores municipais, especialmente da saúde, membros da maçonaria e populares.
Cleiton Jarmes em 30 de janeiro de 2016
Centenas de pessoas saíram às ruas de Alagoinha do Piauí no esforço organizado pela prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, este último está relacionado ao surgimento de milhares de casos de microcefalia no Brasil.
O mutirão na sede da cidade foi realizado na manhã desta sexta-feira (29/01) e contou com a participação de centenas de pessoas entre servidores municipais, especialmente da saúde, membros da maçonaria e populares.
Apoiados por carro de som divulgando spots educativos de combate ao mosquito, os participantes visitaram os bairros da cidade, coletando lixo em terrenos baldios e destruindo criadouros de mosquito.
A iniciativa já foi realizada no povoado Serra Velha e na comunidade Areia Branca com grande sucesso. A meta da primeira dama e secretária de saúde, Hortalina Bezerra, é de que até a primeira quinzena de fevereiro todo o município tenha sido atendido com as ações de combate ao vetor.
“Esta é uma ação organizada pela prefeitura, mas só terá efeito se toda a população se conscientizar de que é dever de todo o cidadão combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti,” ressaltou.
O município de Alagoinha do Piauí não notificou nenhum caso das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em 2016. Mas o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta o surgimento de 91 casos de microcefalia no Piauí ligada ao Zika Vírus.
“Ninguém está imune a este mosquito. Qualquer pessoa corre o risco de contrair as graves doenças provocadas por Aedes Aegypti”.
Texto: Jonas Rocha/ Web piauí
Grande iniciativa, se todos tivessem consciência não tinha tanta gente com dengue, zika, microcefalia etc. Parabéns a todos e a idéia do esgoto é a melhor possível e mais fiscalização da prefeitura.
att:
É uma boa iniciativa essa procura pelos focos do mosquito Aedes Aegypti, mais têm que acabar com esses esgotos a céu aberto ou seja vamos cuidar do Saneamento Básico também.
Atitude plausível! O que a população não faz, a prefeitura realizou!! Que sirva de exemplo para outras cidades!!