ALEGRETE | Daniel Minotico e Fábio Peroba vencem Open Cariri Muay Thai em Barbalha (CE) e são recebidos com carreata no município
Na categoria dos 57kgs, Daniel Minotico venceu, com um nocaute avassalador, o seu adversário Diego e com apenas 16 anos, Fábio Peroba venceu sua luta na categoria de 61kgs contra o adversário Jairo, protagonizando um grande e disputado embate o qual saiu ganhador por decisão unânime dos árbitros.
Sarah Maia em 01 de abril de 2019
Os jovens alegretenses “Daniel Minotico” e “Fábio Peroba” conquistaram uma importante vitória no disputado Open Cariri de Muay Thai que movimenta a região de Barbalha, no estado do Ceará.
Os atletas, componentes do Team Dendê do professor “Danillo Dendê”, foram destaque nas lutas principais entre os 16 embates realizados pela competição que reuniu profissionais em disputas amadoras e profissionais para os sexos masculino e feminino.
Na categoria dos 57kgs, Daniel Minotico venceu, com um nocaute avassalador, o seu adversário Diego. O jovem atleta compõe o Team Dendê há cerca de 7 anos, quando a equipe ainda treinava em uma garagem na cidade de Alegrete do Piauí.
Com apenas 16 anos e também compondo a equipe desde o início, Fábio Peroba venceu sua luta na categoria de 61kgs contra o adversário Jairo, protagonizando um grande e disputado embate o qual saiu ganhador por decisão unânime dos árbitros.
Em entrevista ao portal Piauí em Foco, o treinador Danillo Dendê, da academia Sport Boxe cujo principal endereço fica em Araripina (PE), professor de Muay Thai e MMA há 7 anos, relatou os esforços enfrentados para a conquista de premiações como esta.
“A gente vem enfrentando muitos desafios desde o início. Não temos apoio/patrocínio então sempre que surge um evento os nossos amigos de academia nos ajudam, doam o que podem. Dependendo do tamanho da despesa, é feito um bingo, uma rifa para levantar o dinheiro da viagem. Algumas pessoas pensam que isto é uma brincadeira, mas estamos falando de sonhos, de atletas de uma cidade pequena que tem um potencial enorme e poucos dão valor. Fábio Peroba era uma criança com perspectiva de vida desfavorável e vem vencendo todas as adversidades através do esporte. Hoje com 16 anos ele tem tudo para um dia ser um grande campeão, desde que a gente consiga o apoio que precisamos”, afirmou.
Com academia também em Alegrete do Piauí (PI) e Marcolândia (PI), Danillo Dendê ressaltou ainda o orgulho pelo desempenho dos seus atletas na competição.
“Os dois estão de parabéns e nos deram muito orgulho. Foram duas grandes lutas, fizemos o nosso nome no Cariri. Eles estão comigo desde o início e se depender de mim, levarei eles ainda mais longe”, concluiu.
Também da equipe, o irmão gêmeo de Daniel Minotico, o atleta Danilo Minoteco, compareceu ao evento para sua luta que não ocorreu por desistência do adversário, cuja justificativa foi uma lesão adquirida anteriormente.
Em discurso, Daniel Minotico afirmou o esforço dos atletas da equipe para alcançar o objetivo de disputar em grandes competições de MMA.
“Todos aqui sabem do trabalho que desenvolvemos na cidade e também do tanto que batalhamos, treinando, dando nosso sangue para conseguir algo maior. Treinamos duas, três vezes ao dia para ter condições de chegar em uma competição e para isso o apoio de vocês é essencial por isso muito obrigado”, disse o campeão.
Emocionado ao final da carreata ao lado do irmão e amigos, Danilo Minoteco destacou os esforços da equipe na busca dos seus sonhos.
“A gente começou dentro de uma garagem, na casa do professor. Batalhamos muito. Muitos criticaram a gente, mas sabemos que sempre haverão críticas e sem elas nós não vamos além. Você precisa usar as críticas de degrau para alcançar seus objetivos, para chegar onde você almeja. Nosso objetivo é chegar em um evento maior como o UFC ou no Bellator. Eu sei que temos esse potencial para chegar lá, a gente batalha muito, trabalha duro, dia após dia, de segunda a segunda” afirmou o atleta.
Agradecido pela manifestação da carreata e o carinho como foram recebidos, o professor Danillo Dendê discursou afirmando ter nos amigos e familiares o alicerce de suas conquistas.
“Vocês fazem tudo acontecer, vocês são o alicerce da gente. Temos pessoas boas, graças a Deus que colocou pessoas boas ao nosso redor, pessoas que acreditam no projeto da gente e estão sempre apoiando e incentivando. Isso nos dá um gás a mais. Isso que vocês fizeram hoje eu não tenho nem como agradecer com palavras. Isso nunca havia acontecido antes. Como Minoteco falou, a gente começou bem do chão e isso aqui para nós é muita coisa. Mas não estamos satisfeitos apenas com isso, pois sabemos do nosso potencial e sabemos que vamos conseguir chegar mais em cima. Hoje fazemos parte de uma das maiores equipes do mundo de MMA, a gente tem os melhores contatos. Não chegamos ainda lá em cima, pois é preciso passar por etapas, fazer um “sherdog”, um cartel de lutas da gente, o que nos faz chegar em lutas grandes, sendo necessário o apoio financeiro para conseguirmos participar de eventos grandes”, explicou o professor relatando as oportunidades perdidas de competir no exterior como a Tailândia e Portugal.
Na ocasião, a biomédica e também professora Elisangela Moura, patrocinadora dos atletas juntamente com o esposo José Luiz, através do Laboratório Gênesis, de Alegrete do Piauí, destacou a importância do esporte para os jovens.
“Eu conheci o Muay Thai e me apaixonei por essa arte. Muay Thai não é só uma luta, não é ir ao ringue e bater um no outro não. Muay Thai é um estilo de vida, uma categoria de esporte que resgata o jovem na disciplina, no foco, em obedecer regras, no respeito, no objetivo de vida. Eu fui professora de Daniel e de Danilo e sou testemunha do quanto esses meninos cresceram pessoa e profissionalmente, a partir deste esporte tão bonito. O Laboratório Gênesis tem o prazer e a honra de pegar junto com eles. Nós gostaríamos de fazer muito mais, mas eu sei que Deus vai prover e a partir de agora nossa parceria vai só se renovar, só se reforçar. Desde já o Laboratório já assina embaixo em todas as lutas, em tudo que os meninos forem buscar fora a gente está junto pois para nós é uma honra estar contribuindo no resgate destes valores que estão tão perdidos na nossa sociedade hoje em dia”, reforçou a biomédica e também aluna de Muay Thai.
Dando exemplo aos demais, Elisângela convocou ainda os amigos empresários de Alegrete e região para participarem apoiando financeiramente, com ações ou palavras de incentivo os atletas promissores do município, destacando a importância da prática para expansão da modalidade e dos benefícios adquiridos através do esporte, sobretudo para salvar jovens das drogas, álcool ou da indisciplina junto da família.
Atualmente fazem parte da Sport Boxe afiliada Chute Boxe e Team Paulo Magalhães de Portugal.
Os interessados em conhecer mais o trabalho dos atletas, se matricular em uma das academias ou oferecer patrocínio podem acompanhar as redes sociais oficiais ou entrar em contato pelo telefone (89) 9 8140-1339.
Instagram: @sportboxe_ ; @danillodende ; @danilo_minoteco ; @daniel_minotico ; fabio_peroba
Facebook: Danillo Dendê; Danilo Minoteco; Daniel Minotico; Fábio Araújo; Sporte Boxe – Team Dendê
Confira as imagens: