Em Alegrete, músico de apenas 4 anos mostra talento com bateria e vira sensação nas redes sociais e ao vivo; assista!
Postura de artista, o garoto, mesmo tão novo, já leva a sério o que faz, com dedicação e primando incrivelmente pela perfeição das batidas ao seu entendimento. Ao Piauí em Foco ele revelou o sonho de mostrar suas habilidades no programa do Geraldo Luiz (TV Record).
Sarah Maia em 25 de agosto de 2017
Prodígio, talentoso, incrível, gênio, abençoado, autodidata; esses foram alguns dos adjetivos atribuídos ao pequeno Wallacy, de apenas 4 anos, que levaram a redação do Portal Piauí em Foco a acompanhar um ensaio especial deste alegretense de habilidade nata no comando de uma bateria.
O tímido Wallacy Macedo Silva, filho de Adonícia Alzenir da Silva Macedo e de Wagner Macedo Marques, nos recebeu em sua casa ao lado dos pais, irmão, avó e tias para uma apresentação exclusiva ao Portal.
No quarto do menino, sua paixão pela música é percebida nitidamente em todo ambiente, inclusive nas paredes que vibraram em mais uma de suas demonstrações dedicadas, deixando de lado a timidez e reafirmando os motivos de tantos elogios e encantos, reproduzidos mais uma vez por quem acompanhava.
Postura de artista, o garoto, mesmo tão novo, já leva a sério o que faz, com dedicação e primando incrivelmente pela perfeição das batidas ao seu entendimento, pausando e voltando sempre que identificava qualquer falha no acompanhamento dos ritmos tocados.
A, por enquanto, breve história com a música, começou logo no primeiro ano de vida de Wallacy, quando o garoto espontaneamente demonstrou sua paixão pela música e instrumentos, em especial, a percussão. Ao Piauí em Foco, a avó paterna, Marly, relatou sua missão diária em oferecer similares instrumentais para que o neto pudesse, até então, brincar como gostava. Foram bacias, latas e muitas caixas carregadas pela família para fazer o divertimento do pequeno prodígio.
Ao completar dois anos de idade, o gosto pela percussão ficou ainda mais forte, quando a paixão do menino aflorou ao ver, no município, a apresentação de uma Banda Marcial no desfile cívico de 7 de setembro, o qual o mesmo também participou. Foi daí, então, que os pais resolveram investir de fato na diversão de Wallacy, dando-lhe a primeira bateria, essa de brinquedo.
O que, até então, era apenas brincadeira, começou a ganhar maiores proporções com a séria observação do menino diante de cada apresentação musical acompanhada ao vivo, sobretudo na igreja frequentada pela família, a Assembleia de Deus, local berço das primeiras batidas em apresentações oficiais de Wallacy. Há um ano, o pequeno ganhou dos pais sua primeira bateria profissional, e daí o talento autodidata desenvolveu-se livremente.
Na Igreja, a banda, assim como o pastor ‘Totonho’, que lidera a mesma, resolveu abrir um espaço ao talento de Wallacy, que hoje toca hinos e ‘corinho’ pelo menos uma vez no culto semanal.
“Toda vez ele ficava só olhando os meninos tocando na banda da Igreja e aí o pastor disse que era preciso dar uma oportunidade a ele para estimulá-lo para ele acompanhar futuramente na banda. Aí ele tocou um ‘corinho’ pela primeira vez e desde então sempre nesse momento de apresentar os visitantes ele já vai logo, já sabe que é a vez dele”, contou a mãe Adonícia.
Em casa, a influência do irmão Vítor o ajudou a desenvolver o talento para outros gêneros musicais, com músicas pops em alta por todo país, como “Olha a Explosão” – MC Kevinho e até o sucesso internacional “Despacito” – Luis Fonsi ft. Daddy Yankee.
Os pais contaram ao Piauí em Foco que permitem ao Wallacy um treino diário de 30 minutos, utilizando protetor auricular e com horário determinado: às 11:30, quando chega da escola. Para aprender tantas músicas, o baterista, que ainda nem chegou a alfabetização, só precisa ouvir algumas vezes. Com a função de áudio, Wallacy utiliza o celular dos pais para procurar na rede ‘Youtube’ vídeos tutoriais e também as músicas da igreja ou sugeridas pelo irmão, familiares e amigos. Ouvindo, ele reproduz toque a toque de cada melodia e assim, a cada batida, aflora o pequeno artista.
Ritmos como blues, pop rock, valsa, forró e outras bases também são facilmente tocadas pelo prodígio, algumas ensinas nas únicas três aulas feitas com o Joab, baterista da banda da Assembleia de Deus e também com o professor ‘Joel’.
Os treinos diários feitos sozinhos são incentivados pela vizinhança, que jamais reclamou das fortes batidas e vez ou outra, fazem a alegria do menino levando um acompanhamento em voz e violão.
A audição aguçada e o olhar curioso sempre diante de qualquer banda ou instrumento levam Wallacy a acompanhar também os ensaios feitos pela Banda Marcial de Alegrete pelas vias do município, e o mesmo está sempre esperando uma oportunidade de mostrar o que sabe.
Aniversários, cultos, demonstrações esporádicas em casa, e mais recente, no palco em praça pública, no ‘Dia do Evangélico’ (12/08), em Alegrete do Piauí, numa apresentação junto a banda da Igreja XXX, Wallacy vai espalhando seu talento e encantado até ao público mais conhecedor da área, como a esposa de ‘Carlinhos Papa-léguas’, ex baterista da Limão com Mel, que em ocasião de um aniversário viu de perto a habilidade de Wallacy e distribuiu elogios ao pequeno.
Seus vídeos, publicados nas páginas da família e amigos na rede social ‘Facebook’, ou espalhados via ‘Whatsapp’, já são sucesso em Alegrete e tornam Wallacy cada dia mais conhecido, e ele segue aumentando seus admiradores, até nos estados vizinhos.
“O que mais nos impressiona é o fato de ninguém ter ensinado. O estímulo é assim: ele quer? Então nós damos o instrumento para ele brincar, mas nunca foi ensinado não. Na igreja, eles dizem na hora qual o hino, e ele já sabe como é, pois escuta todos os domingos no culto. É dom, a facilidade dele é dom. Basta ver alguém tocando, ouvir, e pronto, ele aprende”, afirmou o pai, Wagner, que aguarda o crescimento do menino para poder levá-lo a aulas profissionais na região.
Para os pais, a bênção de filho, incentivado sempre por toda família, resume-se em uma só palavra: orgulho; para os alegretenses: fenômeno; e para Wallacy, a música é expressão, fuga da timidez, desenvolvimento e um sonho revelado sobre uma paixão que vai além da bateria:
“Eu quero ir pro Programa do Geraldo, para ele me dar todos os instrumentos”, finalizou o ‘pequeno-grande’ artista.
Confira mais imagens e vídeos de Wallacy: