Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Prefeitura de Alegrete do Piauí inicia Semana de Conscientização Ambiental; confira!

em 19 de abril de 2021

A prefeitura municipal de Alegrete do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará no decorrer desta semana, entre os dias 19 a 23 de abril, a Semana Municipal de Conscientização Ambiental.

As ações tem o objetivo de contribuir com a educação ambiental da população e fazem parte da aquisição para o selo verde do ICMS ecológico.

Na manhã desta segunda-feira, 19, ocorreu uma capacitação remota com os professores da rede municipal de ensino sobre o tema: ‘Educação ambiental e os desafios em sala de aula’. Ainda nesta tarde foi realizada uma reunião com todo o secretariado da gestão da prefeita Lila Alencar (PT) para tratar das ações relacionadas a semana de conscientização.

Nas escolas da rede municipal, o ensino infantil e as turmas de 1° ao 5° ano serão encabidas de desenvolverem atividades relacionadas a semana da água. Já as turmas de 6° ao 9° ano farão ações sobre a semana do meio ambiente. Ainda dentro da programação, dia 27 de abril, haverá uma aula de campo na horta urbana no município e a 1ª Volta Ciclística Ambiental de Alegrete do Piauí.

As atividades envolverão também setores da limpeza pública e da saúde. As ações da semana de conscientização são coordenadas pelo engenheiro florestal municipal Gideones Brito e presididas pela prefeita Lila Alencar.

ICMS Ecológico

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com critérios ambientais é conhecido como ICMS Ecológico (ICMS-E). Ele institui medidas ambientais como critério de repasse dos recursos financeiros, abrindo oportunidades para transformações importantes da gestão ambiental municipal.

Na prática, trata-se de um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do ICMS. Ao atender determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais, esses municípios recebem valores além daqueles já de direito.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.