Saúde de Alegrete do Piauí realiza Plenária Municipal de Saúde para discutir políticas públicas e melhorias para o SUS
Cleiton Jarmes em 24 de março de 2023
A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (23) – uma Plenária Municipal de Saúde para discutir as políticas públicas de saúde no município.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença da prefeita Lila Alencar, o secretário de Saúde, Walter Ramos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos.
O evento foi a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde e teve como objetivo revisar o Plano Municipal de Saúde para o período de 2022 a 2025.
Durante a plenária, os participantes assistiram a uma palestra do Átila Araújo – Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Gestão e Avaliação em Saúde.
Os participantes também tiveram a oportunidade de trabalhar em eixos temáticos e analisar a situação da saúde da população, avaliando os serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Além disso, durante a Plenária Municipal de Saúde, foram eleitos os delegados que irão representar o município na etapa macrorregional.
No decorrer dos trabalhos foi possível elencar metas para a saúde do município e trazer propostas para melhorias em todas as esferas.
A prefeita Lila Alencar elogiou os profissionais da saúde do município e enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a gestora, o SUS fornece o mesmo atendimento que o serviço particular e salva vidas.
“Esse é o momento em que nós elaboramos metas para a saúde do nosso município. É muito bom desenvolver o nosso trabalho de forma honrada por isso elogio a todos os profissionais da Saúde do nosso município. O Sus é tão importante e fornece com o mesmo atendimento do serviço particular. Adoeceu é o SUS, e existe esse preconceito com o sistema público de saúde mas nós sabemos o quanto ele salva vidas.” disse a prefeita.
Walter Ramos, Secretário Municipal de Saúde, destacou que a plenária foi um espaço democrático para a população exprimir suas ideias e contribuir para o fortalecimento do SUS.
“A plenária é um espaço democrático onde através de eixos a população pode exprimir suas ideias e trazer propostas para melhorarmos a saúde em todas as esferas. É um momento da população agregar para que tenhamos o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.” declarou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos, acrescentou que a equipe da Câmara sempre busca o melhor para o município e a palestra foi fundamental para esclarecer dúvidas, criar projetos e buscar melhorias para a saúde de Alegrete.
“A Câmara de vereadores de Alegrete juntamente com toda equipe sempre está buscando o melhor para o nosso município, e nada melhor hoje do que essa palestra para esclarecer dúvidas, criar projetos e buscar melhorias para a saúde de Alegrete.” disse.
Veja imagens!