ALEGRETE | Educação municipal que compõe o PNAIC participa do ‘I Seminário Intermunicipal Pela Alfabetização’
O Seminário, realizado no auditório do Conselho Tutelar de Francisco Macedo, contou com a exposição de alguns materiais de cada município confeccionados por professores e utilizados em sala de aula, tendo ainda apresentações orais, criativas e diferenciadas.
Sarah Maia em 16 de junho de 2017
Levando criatividade e experiência, as educadoras alegretenses que fazem parte do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC Alegrete, estiveram durante toda esta sexta-feira (16) em participação no ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização’, com o tema “Alfabetização é um passo no processo da cidadania”.
O evento, sediado no município vizinho de Francisco Macedo, contou também com a representação dos educadores do ciclo de alfabetização da cidade sede e ainda de Padre Marcos, Vila Nova e Belém do Piauí.
Dentre os presentes, a vice-prefeita de Alegrete do Piauí, professora Hermilinda Gomes esteve ao lado de demais autoridades, prestigiando a realização e reafirmando toda dedicação da atual gestão, quando ao lado do prefeito Márcio Alencar priorizam e apoiam todas as ações de melhoria da qualidade da educação municipal. A mesma, que também é professora, parabenizou as colegas de profissão por tamanho empenho e dedicação, pontuando o evento como um encontro produtivo, de troca de experiências e muita inovação, relatando sua satisfatória participação.
Nesta grande interação intermunicipal, os professores, reconhecidos protagonistas da ocasião, e autoridades presentes, acompanharam a palestra ‘Práticas inovadoras no ciclo de Alfabetização – Interfaces do saber ensinar’, ministrada pela coordenadora do Pacto no estado do Piauí, professora Dra. Antônia Edna Brito. O conteúdo apresentado pela ilustre representante do programa, acompanhada também das professoras Dra. Teresa Cristina e Dra. Bárbara, levou até os ‘pnaicanos’ as novas propostas de trabalho, com ideias inéditas.
O Seminário, realizado no auditório do Conselho Tutelar de Francisco Macedo, contou com a exposição de alguns materiais de cada município confeccionados por professores e utilizados em sala de aula, tendo ainda apresentações orais, criativas e diferenciadas.
A equipe de Alegrete do Piauí, liderada pela coordenadora, professora Lúcia Oliveira; coordenadora pedagógica, professora Alzira Ramos; e orientadora de estudos, professora Eva Alencar, apresentou de forma diferenciada as principais práticas de grandes efeitos positivos implementadas em Alegrete desde o início do Pacto, em 2013. Também foi exibido um vídeo institucional produzido exclusivamente para a ocasião, gravado em sala de aula junto às turmas envolvidas no PNAIC para relatar de maneira prática a rotina didática, em todas as etapas, utilizada por cada professor.
Presente ao evento, a secretária municipal de Educação de Alegrete, professora Valdenia Silva, afirmou o empenho de toda equipe, acompanhadas de perto pela coordenação e orientação, em manter ativo e com bom desenvolvimento o PNAIC no município. A gestora relatou ainda a importância do Pacto, diferenciando a forma de alfabetizar.
“O PNAIC é um divisor de águas. É um método eficiente, um programa que trouxe novos aprendizados, que oferece novas oportunidades, mas também cobra. De modo que não vejo mais a alfabetização das nossas crianças hoje sem o PNAIC”, disse a professora.
Na ocasião do reconhecimento de tamanho benefício do Pacto, a secretária afirmou ainda, de público, a extensão dos métodos direcionados até o final do 3º ano, para serem desenvolvidos até o 5º ano do ensino fundamental, ampliação implementada neste ano letivo.
A coordenadora local, Lúcia Oliveira, em sua fala, agradeceu a oportunidade de participar de tamanho evento, rico em troca de experiências e vivências que certamente, segundo a mesma, darão oportunidade para realização de novos métodos.
“O PNAIC pra mim é uma honra e uma grande responsabilidade. Apesar das dificuldades que surgem em virtude das novidades sempre a serem implantadas, nós todos levamos muito a sério o desenvolvimento do Pacto. E diante deste evento esperamos adquirir mais conhecimentos para estarmos apoiando os nossos professores alfabetizadores, que também são profissionais responsáveis, comprometidas e dedicadas. É um trabalho verdadeiramente de mãos dadas”, afirmou a professora que destacou ainda a nova adesão ao Pacto já feita pelo município, referente a etapa 2017. Ação esta já anunciada pelo prefeito Márcio Alencar, o qual pretende seguir e expandir todas as realizações de promoção na melhoria da educação ofertada, sendo este segmento uma de suas prioridades desde a administração anterior.
A apresentação alegretense no Seminário foi encerrada com o talento das crianças alunas do ciclo, que encenaram a obra clássica ‘A formiguinha e a neve’, trabalhada de maneira lúdica em sala.
Dentre as autoridades presentes, também prestigiaram o evento os prefeitos Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Ademar (Belém do Piauí), Edilson Brito (Vila Nova) além de vereadores e secretários.
Confira as imagens:
Fotos: ASCOM Municipal/Francisco Silva