Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

ALEGRETE| Equipe de Saúde da Família promove mais uma ação do ‘hiperdia’ junto aos usuários do povoado Boa Vista

em 03 de outubro de 2018

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, que tem à frente da gestão o Prefeito Márcio Alencar (PT) através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a Secretária Rayara Carvalho, realizou na manhã desta quarta-feira (03) por meio da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais uma ação do ‘hiperdia’ para os usuários do povoado Boa Vista, zona rural do município.

A atividade educativa foi realizada pela equipe de Estratégia da Saúde da Família II (ESF II), que tem a frente a Enfermeira Lívia, em parceria com o NASF. Na oportunidade, foi promovido uma ação em Saúde conduzida pela Fisioterapeuta Ada Kaliny, sendo realizado atividades físicas e falado sobre a importância da prática da mesma, destacando a importância das atividades para melhorar a qualidade de vida do paciente, como também o controle da pressão arterial, glicemia, dentre outros.

O grupo do “Hiperdia” é atendido pela Enfermeira Lívia todos os meses, com diversas ações diferentes a cada mês. Neste mês, as atividades envolveram a prática de aulas de dança com bambolês, trabalho que envolveu também treino de coordenação motora e equilíbrio.

Dentre os profissionais que fizeram o trabalho na localidade Boa Vista estão a Fisioterapeuta, Ada Kaliny; a Educadora Física, Francisca Agrícola; a Enfermeira, Lívia; o Agente Comunitário de Saúde, Martinho Pereira; e a Técnica de Enfermagem, Valdênia.

Além do grupo de ‘Hiperdia’ no povoado Boa Vista, outros grupos também são atendidos em diferentes localidades de Alegrete pelas outras equipes da ESF I e III, que tem as enfermeiras Jannaína e Nadjane a frente, como Malhada Alta, Pocinhos, Alegrete Velho, e na sede do município. Toda a população municipal é atendida pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, dando uma cobertura de 100% ao município.

A Fisioterapeuta do NASF, Ada Kaliny, que participou da ação na localidade Boa Vista, juntamente com a Educadora Física do NASF, Francisca Agrícola, foram convidadas pela equipe da ESF II da Enfermeira Livia, para assim participarem e contribuírem com uma ação diferenciada com os pacientes do Boa Vista.

Além das equipes da ESF I, II e III, há também um grupo apenas do NASF, que é composto por esses multiprofissionais que muitas vezes são convidados para participarem das ações das equipes da ESF, mas também possuem seu próprio grupo com os seus respectivos pacientes, onde os próprios profissionais se reúnem para fazerem suas atividades também mensalmente com os mesmos.

Ao portal Piauí em Foco os profissionais da saúde relataram algumas dificuldades em fazer os pacientes participarem do ‘Hiperdia’, por isso há a insistência em aplicar a referida Estratégia de Saúde da Família, com o objetivo de mudar a qualidade de vida dos pacientes, e não de apenas repassar os medicamentos, já que as ações do município vão além do básico, mas também fazendo ações que melhorem a saúde de todos, mantendo uma boa qualidade de vida para a população.

A Fisioterapeuta, Ada Kaliny, explicou o empenho e a dedicação dos profissionais em buscar fazer coisas novas, o que tem sido um diferencial na saúde do município, que conta com o apoio do Prefeito Márcio Alencar e da primeira dama Andreia Souza, que estão sempre buscando adesões a novos programas, ampliação dos atendimentos, aquisição de novos equipamentos, e o aumento dos profissionais, além da insistência e a qualidade dos profissionais, que buscam fazer o melhor pelo pacientes, como relata em sua palavra a Fisioterapeuta do NASF, Ada Kaliny.

“Na verdade quando a gente realiza uma ação como essa os pacientes gostam muito, e dessa vez nós fomos com os hipertensos, já fizemos com a por exemplo gestantes, então vamos sempre mudando o público, para que todo mundo receba assistência, visto que diversos públicos são atendidos pelas estratégias, como as próprias gestantes, crianças, idosos, homens, mulheres, os hipertensos, diabéticos, então todo mundo tem esse tipo de assistencialismo, seja com atividade física, roda de conversa, orientação, palestra, atendimento compartilhado ou uma visita domiciliar, estamos sempre realizando algum tipo de ação”, afirmou a Fisioterapeuta.

A expansão do atendimento com tantos profissionais envolvidos, sendo realizado também nas zonas rurais, foi implementada já na gestão do Prefeito Márcio Alencar, que além dos grupos específicos, através dos profissionais, também são realizadas as visitas domiciliares, principalmente dos pacientes com dificuldade de locomoção, ou em situações pós cirúrgicas, seja na zona rural ou urbana de Alegrete.

O Prefeito, sabendo das dificuldades de locomoção de alguns pacientes, teve a iniciativa de expandir os serviços dos multiprofissionais para melhor atender a população que não pode vir até a sede do município com frequência, fazendo assim com que ao invés dos pacientes virem receber o atendimento, os profissionais se desloquem até os mesmos, sendo com a realização de atendimentos em grupos, ou as individuais, com visitas domiciliares.

Confira os vídeos e as imagens:

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.