ALEGRETE l “III Conferência Municipal de Educação” propõe análise do PME e debate novas metas para o desenvolvimento do setor nos próximos anos
O objetivo foi analisar e monitorar o Plano Municipal de Educação que foi votado no ano de 2015, em vigor para os próximos 10 anos do ensino local. Seguindo o regulamento em lei, a Conferência oportuniza a revisão das 20 metas do Plano, de ações para curto, médio e longo prazo, além da análise das metas que foram atingidas em Alegrete.
Sarah Maia em 01 de dezembro de 2017
Com eficiência e envolvimento dos participantes, a Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí realizou nesta sexta-feira (01) sua III Conferência Municipal, cujo tema foi “Garantia do direito à educação A Luz do PME, PNE e SNE: consolidação, monitoramento e avaliação”.
O objetivo foi analisar e monitorar o Plano Municipal de Educação que foi votado no ano de 2015, em vigor para os próximos 10 anos do ensino local. Seguindo o regulamento em lei, a Conferência oportuniza a revisão das 20 metas do Plano, de ações para curto, médio e longo prazo, além da análise das metas que foram atingidas em Alegrete.
A Conferencista, que é supervisora municipal de ensino, coordenadora do polo da UAB em Alegrete e possui mais de 15 anos de experiência em gestão educacional, Jéssyka O’hara, apresentou dados referentes ao alcance de diversas metas traçadas para os últimos dois anos, como a melhoria de índices do rendimento dos alunos através do PNAIC e o acesso à educação infantil ofertado no município. O demonstrativo mostra o compromisso e a preocupação da gestão quanto ao desenvolvimento das propostas e metas, trabalhando para promover a qualidade do ensino aos munícipes.
Os dados apresentados são fruto do acompanhamento do PME, realizado através do Fórum Municipal de Educação, uma comissão permanente de profissionais que ficam responsáveis este monitoramento no período de dois anos, gerando um relatório que foi exposto durante a Conferência.
Em sua fala, a secretária municipal de Educação, professora Valdenia Silva, detalhou o PME e destacou a importância da participação de todos para o êxito da Educação em Alegrete.
“O PME precisa ser feito de acordo com a realidade do município e quem conhece a realidade do município somos nós, principalmente os educadores. Mas precisamos também de todas as secretarias para que esse plano seja executado, principalmente a Secretaria de Saúde, de onde nós buscamos diversos dados”, detalhou.
Ainda segundo a secretária, o Plano oferece sobretudo a continuidade no desenvolvimento de ações para educação, impedindo que a cada troca de gestão sejam interrompidas as ações para uma nova política da educação. O PME caracteriza-se como documento democrático onde os profissionais e a sociedade em geral determinam o que a administração municipal deverá trabalhar para melhorar o setor na cidade.
Em discurso, a primeira-dama do município, Andréa Sousa, reafirmou a dedicação da gestão, através do prefeito Márcio Alencar e toda equipe, no intuito de melhorar sempre mais o ensino local. Andréa, que é enfermeira, garantiu para 2018 uma parceria ainda maior entre saúde e educação, solicitando o empenho ainda maior de todos que fazem a educação em Alegrete.
“É com muita alegria que a gente continua o nosso trabalho firme e forte. Nossa busca pelas melhorias em todos os setores tem sido incessante, inclusive na educação. Este não foi um ano fácil financeiramente falando, sobretudo na educação que foi muito atingida. Mesmo assim, estamos desenvolvendo um bom trabalho por isso estamos todos de parabéns, a gestão e vocês. Mantemos nossos esforços para não penalizar o andamento da educação no município, mantendo as condições adequadas de trabalho, como os pagamentos em dias. Por tanto, vamos continua junto nessa luta, abraçar a causa, nos envolver e nos empenhar com as metas do PME, pois ações que resultarão no bem de todos, dos nossos munícipes, alunos e crianças”, disse a primeira-dama.
Após um demonstrativo do grande trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos do município em oficinas do Novo Mais Educação, com a execução dos hinos pela banda marcial; e também do trabalho do PNAIC, com a dramatização do clássico “A formiguinha e a neve” que encantou o publico, os presentes debateram os 8 eixos propostos. Foram eles:
I – Planos decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração, e condições de trabalho e saúde; e
VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
Segundo os eixos, os grupos apresentaram na plenária final dezenas de propostas para melhoria do ensino como: aumento de recursos repassados pela da União; capacitação continuada aos professores; ampliação de programas; estreitamento das relações entre educação, saúde, cultura, esporte e assistência social; implantação de mecanismos de controle da frequência escolar; viabilização de sala de Atendimento Educacional Especializado; projeto de atenção a saúde do educador; projeto de participação dos pais nas escolas; dentre muitos outros.
Satisfeita com o envolvimento dos participantes e o resultado da plenária, a secretária Valdenia Silva garantiu os esforços para o cumprimento dos objetivos traçados na III Conferência Municipal de Educação de Alegrete do Piauí.
“Todos estes eixos, todas estes metas, dizem respeito diretamente a nós professores, é do nosso interesse, por isso parabenizo os educadores que aqui se empenharam e reafirmo em 2018 estaremos juntos para buscar as metas traçadas hoje”, finalizou a secretária.
Na eleição dos delegados, foram escolhidos para representar o município no encontro regional, os seguintes nomes: Rayane Oliveira, Raimunda Alzira, Isadora Ramos, Maria do Socorro, Conceição Alencar e Cícera Quitéria.
Além das autoridades citadas, também estiveram presentes o vereador Constâncio Ramos; a inspetora municipal de ensino e supervisora estadual de educação, Virgínia Célia; o secretário de Finanças, Gean Oliveira; o secretário de Esporte, Dedito; a secretária de Saúde, Jannaína Alencar; além de diretores, coordenador e funcionários de diversas pastas da administração municipal.
Na ocasião, também foram entregues os certificados dos professores do PNAIC ciclo 2015. Confira todas as imagens!
Fotos: Francisco Silva