ALEGRETE | Secretaria de Saúde debate a atenção básica de qualidade em grande Conferência com publico recorde
Sucesso total, o evento reuniu cerca de 170 estiveram presentes durante a Conferência, que debateu a "Saúde Pública de Qualidade: Atenção Básica ao Alcance de Todos".
Sarah Maia em 17 de novembro de 2017
Sucesso, informação e inovação foram as palavras-chaves que marcaram a realização da VIII Conferência Municipal de Saúde em Alegrete do Piauí, na tarde desta sexta-feira (17), na Unidade Escolar Municipal Maria Juceneuda Maia.
Liderada pela secretária municipal de Saúde, Jannaína Alencar, com acompanhamento da primeira-dama, enfermeira Andréa Sousa e ainda da coordenadora das UBS’s, Rayara Carvalho e da coordenadora do NASF, Maria das Brotas, a equipe de Saúde local realizou um evento de exposição inovadora, atraindo cerca de 170 pessoas; com a participação massiva inédita de jovens das escolas Antônia de Sousa Alencar (estadual) e Maria Juceneuda Maia (municipal), além dos profissionais da pasta e de importantes segmentos públicos, como Educação, Assistência Social, Administração dentre outros.
Sobre o tema, “Saúde Pública de Qualidade: Atenção Básica ao Alcance de Todos”, a primeira-dama, enfermeira Andréa Sousa, destacou a importância da Conferência, bem como do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Márcio Alencar (PT).
“Em se tratando de ‘fazer Saúde’, a gente conhecia mais a parte curativa, depois da doença já instalada. Hoje não, nós sabemos que a nossa saúde ela é atenção básica, nós trabalhamos com prevenção, esse é o nosso foco, e nós daremos continuidade esse ano trabalhando com uma parceria bem maior com as demais pastas, como a educação”, afirmou.
Pela manhã, a organização promoveu oito palestras abordando os principais assuntos em torno do tema central. Na oportunidade, os próprios profissionais da Saúde, dos mais diversos segmentos oferecidos em Alegrete, puderam trabalhar questões importantes da realidade local, bem como aumentar a aproximação do público-alvo: os usuários; além de reforçar a realização de seus trabalhos e toda disponibilidade à população.
Representando as equipes de Saúde da Família (ESF), a enfermeira Kélia Ramos palestrou sobre “Planejamento familiar na atenção básica”; a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rayane Oliveira, palestrou sobre “Transtornos escolares”; o dentista Lincon, representando os profissionais da área em Alegrete, detalhou sobre “Saúde começa pela boca”.
Iniciando sua palestra com um bom alongamento, a educadora física do NASF, Francisca Agrícola, palestrou sobre “Sedentarismo”; também do NASF, as fisioterapeutas Ana Carla e Milena ministraram a palestra sobre “Posturas corporais”; já a nutricionista do NASF, Bruna Alencar, trouxe o tema “Reaproveitamento integral dos alimentos”. Acompanhando as informações repassadas, os presentes receberam folders informativos com detalhes sobre as equipes, os profissionais, os serviços disponibilizados na cidade e os subtemas debatidos.
“Diante de tudo que foi exposto, nós quisemos trazer ao nosso município nessa Conferência, algo inovador, algo atípico para fugir do comum, demonstrando à comunidade os serviços que nós temos, os serviços ofertados; e nada melhor do que o próprio profissional que executa o serviço, vir aqui direcionar o seu atendimento, como funciona. Dessa forma também mostramos a vocês, com muito orgulho, que a grande maioria destes profissionais são filhos da nossa terra, são pessoas de Alegrete do Piauí, não desmerecendo nenhum profissional que venha de fora, pois todos são competentes por isso integram nossa equipe, mas gosto de enfatizar que a maioria são pessoas que passaram pelas escolas públicas do nosso município e que hoje são profissionais extremamente competentes, falam a nossa língua e fala a realidade do nosso município”, explicou a enfermeira Jannaína sobre o método diferenciado de palestras nesta realização.
Na sequencia, a secretária de Saúde, Jannaína Alencar, fez um resumo das conquistas da pasta na última gestão, como uma forma de prestação de contas junto aos presentes dos anos de vigência do último Plano Municipal de Saúde; destacando os esforços do prefeito Márcio Alencar (PT) em ampliar a oferta de atendimentos diversos e cuidados para com a população, no objetivo nítido de melhorar a qualidade de vida de cada um.
Dentre os destaques dos últimos dois anos, foi relatada a aquisição de equipamentos como diversos como computadores, impressoras, notebooks, mesas, ambulância etc; equipamentos aos profissionais da Saúde, como aparelhos para fisioterapia, fonoaudiólogo e educador físico; negatoscópio e ainda a instalação de internet nas UBS’s. As atividades de campanhas junto a população também ganharam destaque: “Semana Saúde na Escola”, “Setembro Amarelo”, “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, “Prevenção de DST’s”, “Álcool e Trânsito”, “Combate ao Aedes”, “Alimentação Saudável”, “Promoção do Aleitamento Materno”, “Alegrete Contra as Drogas”, “Campanha contra o lixo”, “Coleta seletiva de lixo”. A secretária detalhou ainda ações como a instalação do e-sus (Prontuário Eletrônico), que permite um armazenamento eletrônico das informações gerais do paciente, sendo esta uma modernização existente apenas em Alegrete, dentre os municípios da região de Picos; com recursos próprios, a gestão capacitou ainda os profissionais da UBS Maria Francina de Alencar para utilização do novo sistema; houve também estruturação da VISA Municipal; teto cirúrgico extra do SUS; acomodação, apoio e referência dos pacientes em Teresina; ambulatório na zona rural de Alegrete Velho; reuniões em grupo; palestras com a comunidade; visitas domiciliares das equipes multiprofissionais; elaboração do Plano Municipal de Saúde dentre outros, realizados nos últimos dois anos.
“Eu e Márcio sempre pensamos em fazer saúde de qualidade, vislumbrando uma oferta que possa ser utilizada por qualquer pessoa, inclusive nós e nossos filhos. Esse segundo mandato é mais sólido, pois tivemos a oportunidade de rever alguns erros e reforçar os acertos. Estamos melhorando e a tendência é essa, só melhorar. Quando a gente trabalha se doando não tem como dar errado, só tem como acertar. A gestão continua de braços abertos e garantimos a continuidade deste trabalho até o final. Não se preocupem que vocês terão todo o aparato que precisarem, não só na Saúde, como na Assistência, Educação e demais, para a gente fazer uma gestão de qualidade”, afirmou a primeira-dama Andréa Sousa diante da explanação de tantas conquistas e trabalho.
Encerrando a etapa da manhã, a coordenadora de UBS’s, também Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rayara Carvalho, homenageou os profissionais de destaque da Saúde local no ano de 2017, reforçando o empenho de cada um e o trabalho realizado em conjunto, no objetivo único de promover realmente a saúde da população. Alinhados à gestão.
“A explanação da secretária Jannaína deixou bem claro do quanto a saúde em Alegrete se desenvolveu; foi um salto enorme de crescimento. Isso aconteceu primeiro pela generosidade de Deus que nos capacita; segundo, pela visão da gestão do prefeito Márcio e do acompanhamento da primeira-dama, enquanto grande gestora em saúde junto de Jannaína; e claro, também, pelos nossos profissionais dedicados, afinal, sem eles nós não alcançaríamos os objetivos. Por isso, esta homenagem, a começar pela primeira-dama Andréa, pessoa generosa, que é da área e entende perfeitamente todas as necessidades, ajudando as pessoas sem fazer distinção e abrindo todas as portas para nós, profissionais, todos os dias para alcançarmos o sucesso”, afirmou a enfermeira Rayara abrindo a entrega dos destaques do ano no quesito “melhor gestora”.
Pela tarde, os delegados e demais participantes foram iniciados os trabalhos a fim de debaterem os eixos propostos baseados nas Diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2014 – 2017, e apresentarem novas metas para o Plano Municipal de Saúde dos próximos anos.
Os Eixos Temáticos foram: I – Prevenção em Saúde; II – Educação em Saúde; III – Saúde do Homem e do Idoso; IV – Saúde da Mulher e da Criança; V – Controle, financiamento e participação popular.
Após os trabalhos, foram aprovadas em plenárias as seguintes propostas:
Ao EIXO I: (INTERVENÇÕES) 1 – Cronograma de palestras bimestral para adolescentes nas escolas, com os temas: gravides na adolescência; métodos contraceptivos; DST’s; suicídio e depressão; combate as drogas e alcoolismo; efeitos familiares e sociais no uso de drogas; bulling; dentre outros. 2 – Criar conselho local de Saúde, com alunos e/ou representantes do bairro, para abordar temas referentes a saúde ambiental: lixo e coleta seletiva; esgoto a céu aberto e saneamento básico; animais soltos nas ruas; Aedes aegypti; moscas; água parada; barbeiro; dentre outros. 3 – Realização em todo início de ano letivo de avaliação nutricional, postural e ergométrica, caderneta de vacinação, saúde bucal, com acompanhamento e encaminhamento multiprofissional. 4 – Projeto Saúde na Comunidade – Mutirão multiprofissional, objetivando levar o atendimento multiprofissional as localidades carentes. 5 – Criar grupos mensais para rodas de conversas e aconselhamento multiprofissional em Saúde, com grupos de: gestantes, mulheres, homens, hipertensos e diabéticos, usuários de drogas e álcool.
Ao EIXO II: 1 – Gravidez na Adolescência; 2 – Bullying (saúde psicológica); 3 – Alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos; 4 – Drogas e bebidas alcoólicas; 5 – Saúde do idoso; 6 – Saúde do homem e da mulher; 7 – Sedentarismo x Atividade física; 8 – Vícios de internet; 9 – Saúde da criança e do adolescente.
Ao EIXO III: 1 – Buscar estratégias/atividades para atrair a população masculina à participarem dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, como: palestras educativas, panfletagens, atendimentos noturnos, profissionais do sexo masculino para atender a população, de forma que o mesmo se sinta mais a vontade para expor suas dúvida e opiniões, realização de mutirões de exames voltados para a saúde do homem. 2 – Criação da casa de apoio ao idoso, apoiado pela Atenção Básica como: atendimento de hiperdia; incentivos a prática de esportes; acompanhamentos pelos profissionais do NASF; participação da Secretaria de Assistência Social. 3 – Mobilizações e ações preventivas para usuários de álcool e outras drogas.
Ao EIXO IV: 1 – Realização de colposcopia e mamografia para mulheres de faixa etária específica; 2 – Trabalho preventivo: triagem e encaminhamento multidisciplinar junto as escolas para as crianças; 3 – Ampliação de teste para recém-nascidos; 4 – Fisioterapia uroginecológica para mulheres com incontinência urinária; 5 – Campanhas para realização do aconselhamento sobre: Papanicolau, teste de Shirly em adolescentes; 6 – Ação junto a família das adolescentes, com ênfase no esclarecimento da vida sexual, meios contraceptivos e IST’s; 7 – Ação conjunta com secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social para o combate do abuso sexual infantil. 8 – Trabalho de esclarecimento junto as famílias sobre a necessidade de diagnóstico dos casos de transtornos e ou distúrbios mentais em crianças; 9 – Ação conjunta de prevenção contra a violência doméstica com mulheres. 10 – Ação de acompanhamento de puericultura e aleitamento materno e vacinação nas crianças de 0 a 2 anos; 11 – Uso de álcool e outras drogas no período de gravidez nos casos de adolescentes.
Ao EIXO V: 1 – Criação de incentivos para os membros do Conselho de Saúde. 2 – Parceria com consórcio junto a cidades vizinhas para acessibilidade de pessoas com transtornos mentais. 3 – Criação de um Plano de Cargos e Salários para profissionais da saúde. 4 – Fóruns, palestras e criação de aplicativos digitais para atingir tanto o público jovem como o idoso, como incentivo a busca de informações. 5 – Ampliação de UBS, com repouso para técnicas de sobreaviso, com sala de reuniões e ampliação de recepção. 6 – Construção, junto ao Gov. Federal, de mais UBSs. 7 – Aquisição de câmara fria para sala de vacinas. 8 – Ampliação da farmácia básica. 8 – Campanhas de Educação em Saúde Bucal no ensino infantil. 9 – Parcerias da equipe de PSF e Educação.
Ao final, ainda foram eleitas as conselheiras em saúde que irão representar o município a nível estadual, sendo titular a enfermeira Rayara Carvalho, e suplente a psicóloga Vanessa Macedo.
Também participou autoridades como a vice-prefeita Hermilinda Gomes; o vereador Constâncio Ramos; a secretária de Assistência Social, Adrícia Sousa; o secretário de Finanças, Gean Oliveira; o secretário de Cultura, Iago Sousa; a supervisora de Ensino, Jéssyka O’hara; dentre outros.
Os participantes receberam certificado de 10h.
Confira as imagens:
Fotos: Francisco Silva