ALEGRETE | Setor Fiscal, Saúde, Educação e Meio Ambiente são destaques de gestão “efetiva” e “muito efetiva” no IEGM Piauí
Dentre todos os setores, a gestão da educação de Alegrete do Piauí, cujo prefeito é Márcio Alencar (PT), destacou-se ao alcançar a nota “B”, de “EFETIVA”, nos setores da educação, gestão fiscal e meio ambiente. Na Saúde, o índice avaliativo foi ainda maior, “B+”, correspondente a gestão “MUITO EFETIVA”. Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano.
Sarah Maia em 03 de setembro de 2019
Nesta terça-feira (03), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018 e são resultado da avaliação da qualidade dos gastos, políticas e atividades municipais, verificando as necessidades sociais.
Dentre todos os setores, a gestão da educação de Alegrete do Piauí, cujo prefeito é Márcio Alencar (PT), destacou-se ao alcançar a nota “B”, de “EFETIVA”, assim como os setores da gestão fiscal e meio ambiente. Na Saúde, o índice avaliativo foi ainda maior, “B+”, correspondente a gestão “MUITO EFETIVA”. Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano.
O resultado da avaliação é a comprovação das boas práticas da gestão do município e o resultado foi parabenizado por órgãos de gestão estadual e nacional, como no caso da União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), que cumprimentou as gestões educacionais que atingiram índices A, B+ e B.
“O município em si está de parabéns, sobretudo aqueles que fazem setores importantes da nossa administração, como a saúde e a educação, prioridades declaradas da minha gestão. Agradeço a dedicação de cada um e a confiança no nosso trabalho, o qual agora comprovadamente alcança índices que nos norteiam e motivam para prestarmos um serviço cada dia mais eficiente, transparente e principalmente com respeito aos recursos. Me orgulho muito de todos que abraçam comigo o desafio de fazer Alegrete prosperar. Meu muito obrigado a minha equipe, na pessoa da secretária de Educação Valdenia, de Saúde, Rayara, de Finanças, o Gean e enfim, todos os demais que fazem a família ‘Alegrete Continua Para Todos’. Vamos avançar ainda mais. Parabéns!”, disse o prefeito Márcio Alencar.
“Acabei de receber da UNDIME os cumprimentos pelo resultado da nossa gestão, feita com esforço e o trabalho de toda equipe junto ao prefeito Márcio Alencar. Destaco que isso é resultado de um questionário que respondemos e que logo em seguida o Tribunal de Contas nos visitou para constatar, ‘in loco’, a veracidade das nossas respostas ao questionário. Parabéns Márcio pela sua gestão que trabalha com clareza e transparência”, declarou a secretária Valdenia Silva.
“É de extrema importância quando um órgão sério, fiscalizados, como o Tribunal de Contas realiza uma avaliação desse tipo e trás para a população o resultado da nossa forma de gerir o município. Alegrete trilha o caminho certo e a nossa saúde recebeu a nota ‘B+’, um índice que nenhum município alcançou de forma geral. Então estamos muito felizes em poder comprovadamente mostrar a sociedade que nossa administração é feita de maneira eficiente e principalmente com clareza e transparência. Parabéns ao prefeito Márcio Alencar e toda nossa equipe, pela dedicação para alcançar esse feito”, afirmou a secretária de Saúde, Rayara Carvalho.
Dentre os 224 municípios do estado, na soma de todos os índices, unindo os resultados diversos avaliados, 86 municípios encontram-se em baixo nível de adequação (“C”), 114 em fase de adequação (“C+”) e apenas 24 em avaliação efetiva (B).