Caldeirão Grande do Piauí receberá Programa + Pecuária Brasil e ofertará 600 inseminações de alta genética por ano para criadores de animais
Carmo Neto em 21 de julho de 2022
O município de Caldeirão Grande do Piauí será beneficiado com o programa + Pecuária Brasil – . O maior programa de melhoramento genético da história da bovinocultura brasileira.
A iniciativa foi lançada nacionalmente nesta quarta-feira (20) e contemplará milhares de produtores rurais com a reprodução genética em suas propriedades.
O programa + Pecuária Brasil é uma parceria da prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí com a CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares) e ALTA GENETICS – líder mundial na tecnologia de inseminação artificial.
O projeto tem como objetivo desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, contribuindo para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas agrofamiliares.
O programa que é totalmente gratuito para os produtores rurais tem a duração de 04 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético.
Segundo o secretário municipal de agricultura, Marcos Aurélio, através do melhoramento genético por meio da inseminação artificial, ao todo, serão 600 prenhezes geradas por ano para os animais dos pequenos criadores do município. Com isso, ao final dos 04 anos serão 2.400 prenhezes geradas em Caldeirão.
Ainda conforme informado pelo secretário, os produtores beneficiados devem cumprir alguns requisitos como ter a ficha sanitária em dias e os animais vacinados contra a febre Aftosa e brucelose. Os criadores ainda devem possuir propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho.
O próximo passo no município será o cadastro dos agricultores. Logo após, um veterinário acompanhará os protocolos para início da inseminação.
Os criadores interessados devem entrar em contato com a secretaria municipal de agricultura.