Campo Grande do Piauí realiza X Conferencia da Assistência Social
Cleiton Jarmes em 11 de julho de 2017
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande do Piauí, realizou na manhã dessa terça-feira (11) a X Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema a “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social).
Com o principal objetivo de analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, tendo como base a avaliação local e reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
A Conferência iniciou com formação da Mesa de Honra e contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira, de Educação Anazilda de Jesus, de Meio Ambiente, Maria jucilene, de Cultura, Isabel Dias, e dos Vereadores, Janaina Ramos, José Arnaldo, e Martinho Belchior, das Assistentes Sociais Clarisse Sá e Luciene Sousa.
A abertura dos trabalhos e a colhida foi realizada pela Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Clarisse Sá. O evento contou ainda com a presença de diferentes órgãos, e a sociedade civil organizada. Dentre usuários das Políticas, Trabalhadores do SUAS, e população como um todo.
Após abertura dos trabalhos houve uma apresentação de Karatê realizada pelos jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em seguida foi realizada a leitura do regimento interno da conferencia.
O Conferencista Tancredo Paiva falou sobre os eixos a serem debatidos, sendo eles: eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Eixo 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Após foram dividos grupos para debates
Ao final da Conferência Municipal de Assistência Social foram escolhidos os delegados, sendo de entidade governamental, Clarisse Sá, como titular, e Maria Luciene de Sousa, como suplente. Entidade não governamental, Antônia Sousa, como titular, e Maria da Glória, como suplente. Eles têm a missão de defender as propostas do município na conferência estadual, a ser realizada em Teresina.
A Secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira sobre a manhã de trabalhos na conferencia” temos um resultado positivo com uma boa participação de todos que estiveram presente, para o município isso é importante, para que a população veja que já estamos garantindo seus direitos, apesar dos poucos recursos, nós iremos continuar, com a garantia desses direitos e ampliando dentro das possibilidades do município reafirmando o papel da secretaria com a politica garantidora de direitos” afirmou a secretária.
Segundo o conferencista Tancredo Paiva os principais direitos a serem garantidos para um município do porte de Campo Grande é a Segurança de renda “o direito mais importante a ser garantido, através dos seus programas sociais: o BPC, Bolsa Família, e o Seguro Safra, esses são os primordiais que não podem faltar no município”. Pontuou Paiva.
Mais imagens do evento:
Fonte: CG Noticias