CAMPO GRANDE | Passeata mobiliza população para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
O objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade, convocando a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Cleiton Jarmes em 18 de maio de 2017
A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, realizou uma passeata na manhã desta quinta-feira,18, Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes.
A ação teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade, convocando a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A passeata teve início em frente às escolas Raimundo Esmero de Sousa e Moisés Bezerra e percorreu as principais ruas da cidade de Campo Grande do Piauí. Diversos cartazes e faixas foram elaborados e conduzidos por crianças e adolescentes com mensagens que pediam o fim da exploração e mobilizando a população a denunciar no disque 100.
A assistente social do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, Maria Luciene de Sousa, destacou que a campanha busca proteger e informar as crianças e adolescentes alertando-as para importância de se denunciar. “Com essa manifestação agente busca proteger nossas crianças, busca informar as famílias quanto aos postos ou formas de denúncias e também é um chamado para que a população acorde, para que percebam que perigo vive bem próximos de nós, que o abuso geralmente é um crime que acontece próximo a nossa casa, que muita vezes abusador se aproveita da confiança da família, então agente tenta alertar quanto a necessidade de se manter vigilante nessa proteção, que se mantenha alerta e que qualquer sinal de comportamento, que busque saber o que está gerando aquilo. E principalmente o mais agente precisa hoje é que a família e a própria criança não se cale”, disse a assistente social .
Além da passeata, o município, por meio do Conselho Tutelar, realizou palestras para os oito grupos do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos-SCFV, com crianças e adolescentes de 7 a 14.
Para a Secretária de Assistência Social e primeira dama, Maria Vandeslane de Carvalho Oliveira, ação tem um importante papel de conscientizar a população, onde ela ressalta, que o trabalho de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescestes é feita durante todo o ano e, para isso, o munícipio conta serviços de atendimento.
Participaram do evento, os conselheiros tutelares, Felipe Fernandes, Romilson Francisco, Genaura Selma, Kailene Jesus e Emanuel Serafim, Marilângela Maria, professores, alunos e toa a equipe da Secretaria de Assistência Social.
Fonte: Cidades na net