Conselheiros tutelares de Padre Marcos, Francisco Macedo e Belém do Piauí participam de treinamento para uso da ferramenta SIPIA
Carmo Neto em 24 de novembro de 2021
Nesta terça-feira, 23 de novembro, conselheiros tutelares que atuam nos municípios de Padre Marcos, Francisco Macedo e Belém do Piauí participaram de um treinamento sobre o uso do SIPIA (Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência).
A ferramenta tem como objetivo informatizar e modernizar os serviços para facilitar o acesso as informações sobre os municípios no banco nacional de dados. A Secretária de Administração de Padre Marcos, Thuany Mikaela, esteve no local do treinamento que foi realizado no município para dar as boas vindas aos conselheiros tutelares.
O sistema nacional SIPIA é utilizado pelos conselheiros tutelares para cadastrarem pessoas e ocorrências sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além disso, os órgãos municipais como escolas, delegacias, hospitais e a assistência social de cada cidade são vinculados ao uso do sistema.
A formação foi conduzida pelo instrutor do programa no Piauí, Segundo ele, a adesão a ferramenta ainda é baixa no estado. Para ampliar o acesso a essa tecnologia, o treinamento sobre o manuseio e inserção de informações no sistema já foi ofertado para profissionais de 99 cidades piauienses.
“Levando em conta que o sistema é nacional, onde cada conselheiro tutelar possui o seu acesso e quando vier a receber uma denúncia, cadastra no sistema apenas uma vez, e caso aconteça reincidência, os conselheiros adicionam mais um atendimento para aquela criança ou adolescente e isso já entra para as estatísticas. Isso facilita o trabalho de encontrar dados de uma forma prática de se trabalhar” disse.
Veja imagens!