Conselho Tutelar realiza palestra de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em Alegrete
A programação referente à data, lembrada em todo o País, tem como objetivo minimizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizar a população para que possa identificar esses casos e denunciar os
Cleiton Jarmes em 19 de maio de 2016
Na tarde da ultima quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Conselho Tutelar de Alegrete do Piauí, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, organizou no centro esportivo “José Amirtes Sobrinho”, o dia “D” da campanha que iniciou desde do dia 11 de maio com palestras nas escolas sobre o tema.
A programação referente à data, lembrada em todo o País, tem como objetivo minimizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizar a população para que possa identificar esses casos e denunciar os agressores, como informa os membros do Conselho Tutelar.
A equipe do Conselho Tutelar, junto com a Secretaria de Assistência Social, em seus pronunciamentos frisaram importância de denunciar os casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes através do Disque 100, ou de denuncias no Conselho Tutelar de Alegrete pelo 89 98143 0327, ou ainda na delegacia de policia.
O pedagogo, músico educador, escritor, poético, cronista, conferencista da área de relações humanas, cantor e compositor ISAQUE FOLHA, ministrou palestra sobre a temática da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e falou da importância de resgatar e valorizar a vida e a família.
Em sua fala, o palestrante abordou aspectos relativos a crise que o pais enfrenta, uma crise de cultura, crise da desestrutura familiar, dentre os quais se inclui o direito da criança e adolescente. Ele falou sobre os deveres da família, sociedade e Estado em garantir respeito aos direitos das crianças e adolescentes, os protegendo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O Professor Isaque Folha destacou, ainda, questões relativas ao abuso sexual na família, à necessidade de romper o silêncio e sobre a importância da denúncia como forma de punir os responsáveis e coibir novos abusos. O professor cantou e brincou com as crianças, adolescentes e todo público presente, apresentou um livro de sua autoria que segundo ele é o 2º livro mais conhecido no Piauí, onde ele transformou as cantigas de rodas que contém em sua composição Bulling, desestruturação familiar e coloca numa nova composição com conteúdo saudável e familiar. Por fim ele sorteou livros e CDs para os presentes que assistiram toda a palestra e demonstraram interesse pelo tema.
O evento contou com cerca de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, professores e a presença de várias autoridades do município. Dentre elas as diretoras: Maria do Socorro Cesar Coelho de Oliveira (Antônia de Sousa Alencar); Conça (Tertualiano Sanches Leal); Socorro Lira (João Jacob de Araujo); Toinha Bezerra (Maria Juceneuda Maia). Também esteve presente toda equipe de assistentes sociais e funcionárias da secretaria de Assistência Social. A mãe do prefeito Marcio Alencar, dona Virginia Célia esteve no evento.
Veja fotos:
Por: Radialista Iago Sousa
Fotos: Francisco Cícero