Corpo do ex-vereador Chico Carvalho é velado durante sessão fúnebre na Câmara Municipal de Padre Marcos
Carmo Neto em 16 de junho de 2021
O corpo do ex-vereador de Padre Marcos, Francisco Antônio de Carvalho, foi velado na noite da última segunda-feira, 14, no plenário Edite Alencar da Silva, na Câmara Municipal dos Vereadores.
Chico Carvalho, como era popularmente conhecido, faleceu aos 81 anos de idade no início da manhã do dia 14, após um mal súbito em sua residência em Teresina.
Em 1983, ele foi o 3° candidato mais votado para a legislatura da Câmara Municipal que perdurou até dezembro de 1988. Ele estava se tratando de doenças como diabetes e pressão alta.
Durante a sessão fúnebre que foi restrita ao público em razão da pandemia de Covid-19, o presidente da Câmara, vereador Irmão Adão ressaltou o legado deixado pelo ex-vereador:
“A morte ela é inevitável, todos nós cedo ou tarde partiremos, mas o que fica é o nosso legado, é o que nós plantamos. Como disse o apóstolo Paulo em: combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Tudo o que nós conseguimos na terra, estudo, fama, sucesso, dinheiro um dia irá findar e o que irá permanecer para a eternidade é a nossa fé em Deus. Seu Chico Carvalho era um homem sério, de compromisso, de palavra, e na política foi um homem de tomar lado e decisões, foi um bom pai, bom esposo, bom avô. Então é uma pessoa que deixa um grande legado para todos nós. Nesse momento é preciso apenas refletirmos o quão a vida é curta, pois é apenas uma passagem, precisamos combater o combate e enfrentar as dificuldades da vida sem nos acovadarmos” disse o presidente da Câmara.
Bastante emocionada, a filha do ex-vereador Chico Carvalho, Ivanelda Carvalho, falou sobre a disposição do seu pai para a política:
“Ele deu a vida pelo seu trabalho legislativo, ele não deixava os seus correligionários sair sem uma ajuda. Mesmo só tendo um mandato ele nunca se ausentou da vida política, enquanto consciente ele vivia a política. Nunca foi desrespeitoso com ninguém e nunca deixou a política ultrapassar os limites da civilidade.”
O vereador Antônio Chiquinho, sobrinho de Chico Carvalho, disse que o seu tio foi um exemplo e orgulho para toda a família:
“Ele foi uma das pessoas que me inspirou a ter o sonho de se tornar vereador, ele ajudou muita gente, sempre de forma pacata, tranquila. Meu primeiro voto foi em meu tio, e toda a família sempre teve muito orgulho de sua trajetória política e pessoal, ele sempre estava mediando e contornando os conflitos. Agradeço a todos que vieram aqui prestar essa última homenagem” disse.
O procurador do município, Dr. Raimundo Vieira, esteve na sessão fúnebre representando o prefeito Valdinar Silva.
“Estou aqui representado o prefeito Valdinar Silva que ao ficar sabendo do falecimento do Chico Carvalho emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial por três dias em reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-vereador. Valdinar gostava muito da maneira de como o Seu Chico exerceu a política com tranquilidade, e partiu para a eternidade deixando um exemplo como cidadão e político. Ele foi uma das primeiras pessoas que fiz amizade ao chegar aqui, e ao acompanhei o seu mandato percebi que ele sempre estava tratando os seus colegas de forma harmônica, respeitosa. Em nome do prefeito Valdinar Silva, nós apresentamos os nossos sentimentos a família, aos amigos e todos aqueles que gostavam do seu Chico”