Educação de Alegrete segue com o ‘Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa’ na nova gestão de Márcio Alencar
O PNAIC foi firmado junto ao município de Alegrete no primeiro ano de mandato do prefeito Márcio Alencar, em 2013. Desde então, segue com total desenvolvimento e apoio do gestor.
Sarah Maia em 06 de fevereiro de 2017
Dando sequencia as atividades do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, a coordenadora local em Alegrete, professora Lúcia Oliveira, participou de mais um encontro de formação do PNAIC, nos dias 2 e 3 de fevereiro.
O momento, realizado na UFPI em Teresina, deu segmento a etapa 2016, onde se fortaleceu o monitoramento das ações do PNAIC em Alegrete do Piauí. Na oportunidade foram tratados temas como os princípios que norteiam a formação continuada, as atribuições dos coordenadores regionais e locais, alfabetização e letramento, situações de aprendizagem, avaliações em larga escala no PNAIC, além de instrumentos avaliativos ANA e Provinha Brasil.
A próxima capacitação do PNAIC está programada para os dias 16 e 17, também na UFPI em Teresina, onde será realizada nova formação junto aos professores orientadores, representado em Alegrete pela professora Eva Alencar.
Para a coordenadora Lúcia, o Pacto tem refletido positivamente no ensino-aprendizagem na alfabetização das crianças alegretenses, que tem a oportunidade hoje de estudar com metodologias mais eficazes, bem como na qualificação dos professores deste segmento, pelas novas práticas de ensino adquiridas nas formações locais.
Ao todo, 13 turmas no município compõe o ciclo de alfabetização, contando com 13 professores participantes do Pacto. O PNAIC foi firmado junto ao município de Alegrete no primeiro ano de mandato do prefeito Márcio Alencar, em 2013. Desde então, segue com total apoio do gestor, que descreve o Pacto como parte do conjunto de ações existentes em suas metas administrativas para manter o bom funcionamento dos serviços da educação, bem como a qualidade do ensino diário das crianças e jovens alegretenses.
EDUCAÇÃO AO INÍCIO DA NOVA GESTÃO
Além das formações necessárias ao PNAIC, a nova gestão de Márcio Alencar começou com intensas ações na busca do desenvolvimento local da educação. No último mandato, ‘Marcinho’ ampliou a oportunidade do ensino no município, oferecendo educação da creche, criada e mantida com recursos próprios, até a Universidade, com a reativação do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Alegrete. Nesta administração, o prefeito iniciou seus trabalhos buscando de recursos a esses dois investimentos, solicitando junto ao Governo do Estado o prédio próprio para a ‘Creche Tia Osay Maia’, bem como mobiliário e aumento de recursos humanos para a UAB, visando a reabertura dos cursos e o atendimento apropriado aos alunos que prestaram vestibular no final de 2016.