Educação de Francisco Macedo realiza ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização’ em parceria com municípios vizinhos
O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, o qual tem a educação como prioridade de governo desde suas gestões anteriores, fez questão de prestigiar o Seminário, reforçando sua acolhida e também o prazer em realizar um momento ímpar ao programa.
Sarah Maia em 16 de junho de 2017
Visando a troca de experiências de modo a expandir e melhorar o desenvolvimento do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira (16) o ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização’, cujo tema foi “Alfabetizar é um passo no processo da cidadania”.
O evento, sediado no auditório do Conselho Tutelar local, teve a parceria de mais 4 municípios vizinhos, sendo Alegrete, Padre Marcos, Belém do Piauí e Vila Nova, que enviaram suas equipes com secretariado, coordenação, orientação e professores alfabetizadores para juntos realizarem uma enorme exposição sobre as boas experiências praticadas durante os trabalhos no ciclo de alfabetização.
O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, o qual tem a educação como prioridade de governo desde suas gestões anteriores, fez questão de prestigiar o Seminário, reforçando sua acolhida e também o prazer em realizar um momento ímpar ao programa que, segundo o gestor, tem sua importância reconhecida diante do impacto positivo no ensino-aprendizagem causado pelas grandes mudanças propostas nos métodos de ensino na alfabetização.
Após apresentações culturais locais, os trabalhos do Seminário foram iniciados junto aos presentes, dentre eles os gestores de todos os municípios participantes, que acompanharam a palestra da renomada professora Dra. Antônia Edna Brito, coordenador do Pacto no Piauí, que ministrou o tema “Práticas inovadoras no ciclo da Alfabetização”.
Na sequencia, foi a vez da exposição além dos estandes montados com material confeccionado para trabalhos em sala de aula de cada município; com a apresentação explicativa de métodos, rotinas, índices e as mais diversas formas de desenvolvimento do PNAIC em cada local participante, demonstrando as boas práticas que atingiram com eficiência o objetivo do programa.
Criatividade, talento e dedicação foram as palavras de ordem relatadas por todos os participantes após as mais variadas exposições de trabalhos, que de maneira diversificada, com música, dança e interpretação, promoveram um verdadeiro intercâmbio profissional entre os educadores presentes.
Com hospitalidade reconhecida, o município sede, cuja organização recebeu muitos elogios, devolveu a gratidão à todos os envolvidos através do secretário municipal de Educação, Virgílio, que considerou enriquecedora todas as apresentações levadas ao Seminário e encerrou o evento com a entrega dos certificados de participação.
Além das autoridades já citadas, também prestigiaram a realização os prefeitos Valdinar Silva (Padre Marcos), Ademar (Belém do Piauí), Edílson Brito (Vila Nova), a vice-prefeita de Alegrete, Hermilinda Gomes, vereadores, secretários e as professoras Dra. Teresa Cristina e Dra. Bárbara.
O PNAIC
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Confira as fotos: