Eleitos em Padre Marcos, Valdinar e Valdo, são diplomados a prefeito e vice.
O Juiz da 68ª Zona Eleitoral, Marcos Augusto Cavalcanti Dias, diplomou na manhã desta quinta-feira (08/12), os candidatos eleitos nas eleições municipais de 02 de outubro no município de Padre Marcos.
Cleiton Jarmes em 08 de dezembro de 2016
O Juiz da 68ª Zona Eleitoral, Marcos Augusto Cavalcanti Dias, diplomou na manhã desta quinta-feira (08/12), os candidatos eleitos nas eleições municipais de 02 de outubro no município de Padre Marcos. A solenidade oficial, que contou com a diplomação de eleitos de outros quatro municípios, foi realizada no Poliesportivo “Antônio Vitor de Macedo”, em Padre Marcos.
O sindicalista de 34 anos José Valdinar da Silva, atual vice-prefeito, foi diplomado prefeito de Padre Marcos para o exercício 2017/2020. Valdinar conquistou o mandato por uma coligação, formada pelas siglas PSB, PSD, PSDB e PT, que obteve 1.916 votos (39,16% dos votos válidos) em uma disputa acirrada contra outros dois candidatos majoritários.
Diplomado, o próximo gestor de Padre Marcos, destacou que entre as prioridades da sua administração estão a Saúde, que segundo ele, está um caos; infraestrutura da cidade, que “hoje tem mais de mil metros de calçamentos para ser concertados” e abastecimento de água de comunidades rurais. “A situação é alarmante, os carros-pipa não estão sendo suficientes para abastecer a demanda da zona rural”.
Valdinar Silva também se mostrou extremamente preocupado com o mosquito Aedes aegypti. “O munícipio está vivenciando surto de doenças relacionas a Chikungunya e Dengue e a gente está muito preocupado […] O saneamento básico e limpeza são essenciais, temos que conscientizar a população da importância de uma cidade limpa”.
Outra prioridade do próximo administrador serão as reformas do hospital local, que o antigo teto leva risco a integridade física de servidores e pacientes, e do hotel municipal que está deteriorado.
O prefeito já tem consciência das limitações financeiras do município. “Nós fizemos um apanhado junto com nossa assessoria relacionado a questões de dívidas do município […] O município de Padre Marcos hoje está endividado, está quebrado”.
Mas Valdinar não estará sozinho durante as batalhas que serão travadas ao longo dos quatro anos. Ele conta com a experiência do companheiro de chapa, Valdo Benedito. “Eu estão a disposição para contribuir, a gente já tem uma certa experiência, eu sou vice-prefeito pela terceira vez, eu tive uma experiência de ser prefeito em exercício por seis meses […] Queremos contribuir com o resgate da gestão que está uma situação difícil e vamos se Deus quiser a partir de janeiro mudar este estado,” afirmou o vice-prefeito diplomado.
Outros diplomados
Foram diplomados os nove vereadores eleitos, Adão José da Silva (Irmão Adão – PSB), José Bonifácio da Silva Dias (Professor Bonifácio – PT), Antônio Francisco de Carvalho (Antônio Chiquinho – PSDB), Emanoela Conrado Sousa Lima (Maninha – PP), Manoel Francisco de Carvalho (Neli – PRB), Antônio Nascimento de Carvalho Neto (PTC), Iranildo Francisco de Carvalho (PSB), Jeydson Matos de Macêdo (GG – PDT) e Williams Macedo (PP).
Também foram diplomados suplentes de vereador Linnara Emily Benedito Moura, Helton João de Carvalho e Jacinto Martiniano de Carvalho.
Equipe de governo
O prefeito diplomado, Valdinar Lima, anunciou os nomes da equipe de governo. Na Assessoria Jurídica ele confirmou os advogados Raimundo Vieira e Raimundo Junior; para o comando do Hospital, o enfermeiro Ezequiel Dias; na pasta da Saúde, Lúcia Silva; como secretário de Educação, Eraldo Carvalho Gomes; para Assistência Social, Lucilene Dias; na área da Cultura, Linnara Benedito, e na secretaria de Agricultura, Irmão Helton Carvalho.
Fotos: Piauí em Foco
Texto: Jonas Rocha