Em Alegrete, Saúde municipal anuncia campanha ‘Setembro Amarelo’ na prevenção ao suicídio
A mobilização será realizada durante 9 dias e vai envolver também os profissionais da Educação, Assistência Social, Cultura, autoridades e servidores em geral, unindo forças para prevenir a triste prática do suicídio que tem apresentado dados alarmantes em todo país e também no estado do Piauí.
Sarah Maia em 22 de setembro de 2017
Acompanhando as ações nacionais de combate e prevenção ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’, a gestão do prefeito Márcio Alencar, através da Saúde Municipal, com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, vai realizar nos próximos dias uma série de ações que envolvem palestras, atividades educativas, oficinas, capacitações e caminhada.
A mobilização será realizada durante 9 dias e vai envolver também os profissionais da Educação, Assistência Social, Cultura, autoridades e servidores em geral, unindo forças para prevenir a triste prática do suicídio que tem apresentado dados alarmantes em todo país e também no estado do Piauí.
O prefeito Márcio Alencar parabenizou os profissionais envolvidos nesta grande ação e destacou o total apoio para esta realização de suma importância aos munícipes.
“Infelizmente o suicídio é uma realidade que estamos acompanhando constantemente e não podemos ignorar. É importante este tipo de realização para cuidarmos ainda mais da saúde da nossa população em todas as idades, mas principalmente com o olhar para os nossos jovens, que são com certeza o público mais vulnerável. Confio nos nossos servidores, sei da enorme capacidade de cada um e tenho certeza que será uma grande realização de cuidado com nosso povo. Vou acompanhar e seguir dando total apoio”, afirmou o prefeito.
A frente, está a coordenadora do NASF, Maria da Brotas, e a psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, que participou em Teresina do rico evento de ‘Prevenção e Posvenção ao suicídio’, no ‘Setembro Amarelo’ e trouxe seus conhecimentos para aplicar na campanha local.
“É preciso que as pessoas tenham consciência de que podemos salvar vidas se conseguirmos levar a sério as causas do suicídio. Geralmente quem comete isto está precisando de ajuda, emite alertas constantemente, porém as pessoas não conseguem identificar. Então nosso objetivo é levar aos alegretenses o valor da vida e levar à sociedade, em geral, a oportunidade de ajudar ao próximo”, explicou a psicóloga.
Para Maria das Brotas, o momento é de preocupação com o crescimento do suicídio, sendo por tanto extremamente necessária a mobilização de todos para conscientização.
“Nossa expectativa é de que toda sociedade se envolva nessa campanha. Estamos nos doando ao máximo, compreendendo a importância do alerta sobre o suicídio e buscando executar com eficiência mais uma ação preventiva à saúde da nossa população, para conter essa triste expansão de casos no nosso estado”, afirmou a coordenadora.
Confira a programação:
25/09/17: Escola Maria Juceneuda Maia
Manhã:09:30h Palestra Rayane – Psicóloga NASF
Tarde:15:30h Palestra Clesiana – Assit. Social
25/09/17:(ZONA RURAL – POCINHOS)
TARDE:15:30h Atividade Educativa com Fantoches
Equipe: ESF III (Enf. Kelia) E NASF (Kaliny – Fisioterapeuta, Rayane – Psicóloga
26/09/17: (ZONA RURAL- MALHADA ALTA).
MANHÃ: 09:30h Atividade Educativa com Fantoches
TARDE:15:30h Palestra.
Equipe: ESF II (Enf. Lívia) e NASF (Bruna – Nutricionista), Clesiana (Assist. Social)
27/09/17: Escola Tertuliano Sanches Leal.
TARDE:15:30h Atividade Educativa com Fantoches
Equipe: NASF (Fisioterapeutas Anna Carla e Kaliny) e Rayane – Psicóloga
27/09/17: OFICINAS COM OS GRUPOS DO CRAS
MANHÃ: Grupo de Idosos (Assist. Social Elayne e Psicólogas Vanessa e Rayane)
NOITE: Grupo dos SCFV (Assist. Social Elayne e Psicólogas Vanessa e Rayane)
28/09/17: Escola João Jacob de Araújo.
MANHÃ:09:30h Atividade Educativa com Fantoches
28/09/17: Alunos do EJA
NOITE: 18:30 h Palestra
Equipe: ESF (MÉDICA YUDELSY), Tec. Evinha; Psicóloga CRAS- Vanessa e Assist. Social Clesiana.
02/10/17: Escola Estadual Antônia de Sousa Alencar – ASA.
MANHÃ:09:30h Palestra – Rayane (Psicóloga NASF)
TARDE:15:30h Palestra- Vanessa (Psicóloga CRAS)
NOITE: 18:30h Palestra- Clesiana (Assist. Social Saúde)
04/10/17: Capacitação com os Profissionais da Saúde, Assistência Social/ CRAS e Educação e Cultura.
Horário: 13:00 h com o Palestrante Rodrigo (Psicólogo CRP/21) de Teresina – PI.
LOCAL: Ponto de Cultura
05/10/17: Dia D: Caminhada de mobilização da comunidade nas ruas e Apresentações
Local: Em frente à igreja católica
Hora: 16:00h
Matéria relacionada: