Em Dom Expedito Lopes, Câmara Municipal presta homenagem a ex-primeira Dama por serviços prestados ao município
Administrador em 28 de maio de 2018
A Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes-PI realizou uma homenagem a senhora de nome Maria Sousa Santos, nascida em 2 de março de 1931, na localidade Lindeza, na Fazenda Frade, cidade de Oeiras-PI.
A homenagem a Maria Sousa Santos se deve aos serviços prestados ao município em sua vida, onde participou da política municipal de Dom Expedito Lopes-PI como primeira dama do município nos anos de 1971-1972, na qual em seu papel, incentivou a participação pela primeira vez do município na Feira dos Municípios Piauienses, na capital Teresina.
A mesma foi ainda a primeira coordenadora de alfabetização de jovens e adultos do programa Movimento Brasileiro de Alfabetização, no ano de 1972. Maria Santos atuou ainda no município como monitora do Programa Social de Fomento ao Artesanato local, realizando atividades voltadas para o artesanato manual de bordados, crochê e tricô.
A ex- primeira Dama era católica fervorosa, e como tal, participou ativamente dos trabalhos pastorais de evangelização, fazendo parte da equipe organizadora para a construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no povoado Buriti-grande. A mesma ainda esteve na comissão comunitária da família, com o intuito de implantar um grupo de casais com Cristo, voltado para a Pastoral da família.
Maria Sousa Santos foi casada com Manoel da Silva Santos, a mesma teve 10 filhos biológicos e possuiu 13 sobrinhos, além de 18 netos e 8 bisnetos.