Em Fronteiras, amigos realizam II edição da cavalgada solidária; Evento ainda contou com missa campal e shows artísticos
Administrador em 17 de fevereiro de 2019
Como forma de resgatar uma das atividades culturais nordestinas que enaltecem a imagem do vaqueiro, sobretudo o sertanejo homem do campo, o município de Fronteiras – PI esteve realizando neste sábado (16) a II Cavalgada Solidária do município. De acordo com a organização do evento, a II Cavalgada não é apenas uma forma de resgatar a cultura nordestina do vaqueiro, mas também uma forma de ajudar os mais necessitados com a arrecadação de alimentos.
Cerca de 100 vaqueiros, de cidades como Caldeirão Grande, Pio IX, Campo Sales – CE e São Julião, participaram da II Cavalgada em Fronteiras. O evento, que teve início a partir das 16hrs, reuniu todos os vaqueiros participantes na casa de um dos vaqueiros do município, conhecido popularmente como Valdir, que mora no bairro acampamento, as margens da BR-230. Em seguida, após todos estarem reunidos, toda vaqueirama percorreu a BR-230 que cruza o centro do município, chegando em frente a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , onde foi realizada uma missa campal celebrada pelo pároco local, Padre Gildo.
Logo após a missa, foi realizado uma grande confraternização entre amigos, no Clube Recreativo do município de Fronteiras. O evento foi restrito a participantes da segunda cavalgada. O momento teve como atração artístico musical a banda Forró do Vaidoso, e o cantor revelação regional Paulo Henrique, o tampa das vaquejadas.
De acordo com a organização, a parte solidária do evento ficou por conta justamente dos shows artísticos musicais, a entrada ao evento foi cobrado um 1kg de alimento. Ainda segundo a organização, os alimentos serão posteriormente doados para familiares carentes de Fronteiras.
Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, uma das organizadoras do evento, Késia Vieira, falou sobre a importância de se resgatar a cultura do vaqueiro, e que tal evento não seria possível sem seus apoiadores, patrocinadores, e também a comunidade em geral.
“Nós estamos resgatando essa cultura mais uma vez junto com a Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, e o líder politico José Odon, e temos o apoio do Dr. Pablo Santos, e da Prefeitura Municipal na pessoa da Prefeita Maria José, além dos patrocinadores, comerciantes, amigos e todos que participaram para que essa festa acontecesse”, disse a organizadora.
Em conversa com o Piauí Em Foco, a Secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro, destacou a relevância cultural e social de um evento como a II Cavalgada Solidária do município.
“A gente sabe que é um evento de resgate a cultura, da nossa terra, e que é de muita alegria e muita felicidade para todos, é uma confraternização e ao mesmo tempo é onde se promove uma ação de arrecadação de alimentos para se distribuir para famílias carentes do município, e proporcionar a eles uma semana santa mais digna. Então se aproveita a questão do resgate cultural também com a questão de uma causa bem maior. O apoio tem sido do Deputado Estadual Pablo Santos, e também da Prefeitura Municipal através da Prefeita Maria José, que muito tem incentivado todas as ações que a gente promove aqui na cidade, principalmente essas de resgate a cultura”, disse a Secretária.
A II Cavalgada Solidária de Fronteiras teve como organizadores a Secretária de Educação Verônica Ribeiro, Késia Vieira, e o líder político Odon Rocha. O evento teve ainda total apoio do Deputado Pablo Santos, e da Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão da Prefeita Maria José.
Confira as fotos da II Cavalgada Solidária em Fronteiras:
Meus parabéns a nossa Fronteiras