Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Em Padre Marcos, Gestão de Valdinar Silva realiza campanha pela vida no ‘Setembro Amarelo’ com grande participação do NUCA

em 27 de setembro de 2019

Desde o dia 16 de setembro as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social vem promovendo uma série de eventos e ações de mobilização em prol da vida e contra o suicídio.

A campanha ‘Setembro Amarelo’ este ano em Padre Marcos, intitulada ‘A vida vale a pena ser vivida e juntos somos mais fortes’ levou conscientização aos munícipes e teve participação efetiva dos Adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes(NUCA), grupo criado a partir da busca pelo Selo UNICEF 2017/2020.

A vasta programação, encerrada nesta quinta-feira (26), teve realização de oficinais e palestras destinadas ao público diversificado, na zona urbana e zona rural de Padre Marcos.

Foram realizadas oficinais como: diálogo sobre saúde mental, “#nãodesistadevocê” e prevenção de mortes por causas externas. As palestras abordaram os temas: ‘Eu faço acontecer’, ‘É preciso falar sobre tristeza’, ‘Enfrentando a vida’ e ‘O poder da ação’. Estiveram diretamente envolvidos na ministração das temáticas profissionais como a secretária municipal de Administração e mobilizadora do Selo UNICEF, Thuanny Mikaella; a psicóloga Vanessa Marques; a coach Leilane Ravely; a enfermeira Kaline Cavalcante; e o enfermeiro e coach, Ezequiel Dias.

As ações aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores, no Centro de Referência da Assistência Social, Unidade Escolar Dr. Fco Luiz de Macedo, salão da Igreja Católica e na Unidade Escolar Davi Severiano (Povoado Riacho do Padre).

Além dos Adolescentes do NUCA, participaram profissionais da saúde, educação, assistência social, poder Executivo e poder Legislativo; idosos; professores e adolescentes; responsáveis de crianças e adolescentes por programas sociais; comunidade do Riacho do Padre dentre outros.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

 Faça parte desta causa! E não se esqueça:

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental! (setembroamarelo.org.br)

Confira as imagens!

Fotos: Cleidiano Henrique

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.