Em Padre Marcos, Saúde municipal promove evento de “Cuidados e prevenção na gestação”
Alimentação, participação dos pais na gestação, pré-natal, pós-parto, parto humanizado dentre outros, foram os temas de saúde preventiva debatidos junto as gestantes de Padre Marcos.
Sarah Maia em 26 de outubro de 2017
Nesta quinta-feira (26), o Centro Social Urbano de Padre Marcos, recebeu as gestantes do município em um evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde local, que tem a frente a secretária Maria Lúcia da Silva.
A ação deu-se diante da preocupação da administração atual com a saúde das mamães e seus bebês, realizando esta atividade como parte da saúde preventiva de modo a garantir a boa gestação e parto, tanto para as gestantes, quanto os filhos que estão esperando.
A enfermeira Itamara Dantas, palestrou sobre pré-natal, parto e puerpério. Em vídeo, a profissional apresentou ainda o parto normal humanizado, incentivando esta boa prática com a humanização, além da participação dos pais, também presentes ao evento, no momento de sumo importância para a família, que é a hora do parto, seja cesária ou não.
A nutricionista Elaine de Sousa Carvalho, palestrou sobre a importância da boa alimentação e nutrição. Na ocasião, a profissional detalhou os alimentos mais adequados para o consumo da gestante, de modo a não causar complicações nem para a mãe, nem para o bebê. A explanação foi feita de modo comparativo, apresentando os alimentos “inimigos” das gestantes.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia da Silva, ações deste tipo são cada vez mais constantes no calendário da pasta, em Padre Marcos.
“Nossa principal ferramenta, enquanto município pequeno, é a saúde preventiva. Por isso estamos, a cada dia que passa, intensificando mais as ações onde são repassadas informações importantes ao nosso povo, evitando complicações futuras. E isto, claro, principalmente com público como das gestantes, que necessitam de mais cuidados e atenção. Certamente com essa política preventiva melhoraremos a qualidade da saúde dos cidadão de Padre Marcos”, afirmou a secretária.