Em Padre Marcos, Saúde promove mutirão de exames, e realiza mais de 800 ultrassonografia na prevenção ao câncer
De acordo com o prefeito Valdinar Silva, o objetivo foi promover um atendimento preventivo de forma a identificar possíveis casos destes três tipos de cânceres que mais acometem os homens e as mulheres após os 40 anos.
Sarah Maia em 09 de dezembro de 2017
Neste sábado (9), no Centro de Saúde de Padre Marcos, a gestão do prefeito Valdinar Silva, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o maior mutirão de exames de ultrassonografia da história da cidade. Foram mais de 800 ultrassonografia feita durante toda a campanha.
As equipes de Saúde, acompanhadas de autoridades e profissionais especializados, promoveram uma verdadeira e efetiva campanha contra o câncer de mama, câncer de colo do útero e câncer de próstata, envolvendo homens e mulheres acima dos 40 anos.
Tendo a saúde como uma das prioridades de governo, durante toda campanha a gestão promoveu, além de palestras, também realizadas nos últimos meses no “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, outros exames prévios às ultrassonografias que foram entregues hoje, como de exames de sangue (homens) e mamografia (mulheres).
De acordo com o prefeito, o objetivo é promover um atendimento preventivo de forma a identificar possíveis casos destes três tipos de cânceres que mais acometem os homens e as mulheres após os 40 anos. De acordo com o gestor, é importante destacar que a descoberta precoce aumenta em até 95% as chances de cura, sendo um elevado índice.
Valdinar destacou ainda a assistência administrativa aos doentes do município, sobretudo que necessitam de tratamento em Teresina. A gestão disponibiliza veículos (carro ou ambulância) para transporte até a capital, hospedagem local e demais apoios aos munícipes.
Trabalhando no mutirão, o médico do PSF, Dr. Igor, parabenizou a gestão por esta importante ação à saúde da população padremarcoense, destacando sobretudo de levar a oportunidade de cuidados e exames aos homens, que quase não possuem o hábito de buscar atendimento médico.
“Temos que parabenizar todos nesta campanha encabeçada pelo nosso prefeito Valdinar, Dr. Milena e Dr. Maria Lúcia. Estamos muito satisfeitos com essa forma de atendimento à população. É uma atitude importantíssima para garantir futuramente aos nossos pais e avós uma vida longa e de qualidade”, afirmou.
Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, a coordenadora de Saúde no município, Milena Leal, detalhou as atividades deste sábado, sendo uma continuidade de toda campanha desenvolvida desde outubro, tanta na zona rural como na sede do município.
“A faixa etária dos exames de ultrassonografia é a partir dos 50 anos, para os homens. A partir de 40 anos, foram realizados os exames de sangue e aí, caso haja alguma alteração, o médico faz o encaminhamento para a ultrassonografia. Mas todos, acima dos 50 anos, já fizeram os exames ontem, n’o caso da zona rural na localidade Riacho do Padre, e hoje para a população da sede e demais regiões do município”, detalhou.
A enfermeira detalhou que durante a campanha foram diagnosticados alguns casos cujos pacientes já estão sendo encaminhados para tratamento adequado na capital Teresina, inclusive identificando através das ultrassons a necessidade de cirurgia.
“A campanha está sendo um sucesso, pois os homens estão realmente participando. O Centro hoje aqui está realmente lotado e assim atingimos nosso objetivo de captar o maior número possível de homens para de fato trabalharmos esta prevenção. E só temos de parabenizar o prefeito Valdinar Silva e a secretária Maria Lúcia que pegaram firme nessa campanha e através da Prefeitura cobriram todos os custos dos exames”, afirmou.
O resultado das ultrassonografias realizadas são entregues imediatamente e passam pela avaliação de uma equipe profissional especializada presente no Centro Municipal de Saúde.