Em Padre Marcos, Secretária de saúde promove VIII conferencia de saúde
Administrador em 02 de agosto de 2017
Na manhã desta quarta-feira (2), ocorreu na cidade de Padre Marcos-PI, a VIII conferência municipal de saúde como tema” Avanços e desafios do SUS; no fortalecimento da atenção básica”, que aconteceu na câmara municipal de vereadores da cidade, e foi promovido por todo o conselho municipal de saúde local.
O evento teve início as 9hrs da manhã, e se estenderá até as 15hrs, onde serão definidos grupos com várias sugestões, e poderão ser escolhidos os delegados que irão para a conferencia estadual de saúde.
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. No âmbito municipal, a Conferência deve ser realizada no primeiro ano da administração eleita e recém empossada, visando a construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual PPA. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde.
A secretaria municipal de Saúde do município, Lúcia Valdinéia da Silva, relatou a importância e o significado que a conferência de saúde exerce. “ Mais que um instrumento legal, esta conferencia significa o compromisso do gestor público com as necessidades de saúde da população, uma oportunidade de crescimento e fortalecimento na busca de saúde para todos, e de um município cada vez melhor para se viver”.
O prefeito do município, José Valdinar, falou sobre os desafios encontrados na saúde e sobre o papel da conferencia de saúde. “Essas conferencias acontecem para que cada município coloque sua realidade, ou seu diagnóstico, são momentos como esse que a gente vai colocar as dificuldades do município, para ver o que a gente precisa melhorar”.
Daniel Leal Junior, presidente do conselho municipal de Saúde, frisou um pouco sobre as dificuldades encontradas no SUS (Sistema único de Saúde). “Os desafios do SUS, é um dos maiores sistemas de saúde publica mundial, no papel, porque infelizmente a política brasileira hoje transformou e criou diversos fatores que acabam impedindo o funcionamento do SUS, como por exemplo o excesso de burocracia do nosso País”.
No evento, estiveram presentes, Daniel Amadeu Leal, presidente do conselho municipal de Saúde, o prefeito da cidade de Padre Marcos, José Valdinar da Silva e a primeira Dama, Edilene Silva, o presidente da casa legislativa, Emanuel de Sousa Conrado Lima, a Secretaria Municipal de Saúde, Dona Lucia, o Vereador José Bonifácio, e Vereador Antônio Francisco de Carvalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Lucicleide da Silva Dias, o Secretário Municipal de Agricultura, Elton João de Carvalho, o Secretário Municipal de Educação, Eraldo Carvalho Gomes, o Secretário Municipal de Finanças, Orlândio Carvalho, o Representante dos profissionais da Atenção Básica, Enfermeiro Doutor Ronald, a diretora do hospital local e palestrante do evento, Doutora Magda Erica, a também palestrante do evento e coordenadora dos grupos de discussão da conferência, Doutora Milena Valdineia.