Em Santo Antônio de Lisboa, Prefeitura Municipal realiza I Fórum Comunitário do Selo UNICEF
Administrador em 20 de julho de 2018
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Lisboa-PI, através de todas as Secretarias Municipais, Comissão Intersetorial e Conselho Municipal do Direito das Crianças e do Adolescente (CMDCA), realizou na última quinta-feira (19) o I Fórum Comunitário Pelos Direitos da Infância e da Adolescência do Selo UNICEF, na edição 2017-2020.
O evento aconteceu no Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, tendo início às 8hrs e sendo finalizado às 13hrs, onde contou com a participação de cerca de 140 inscritos.
Na oportunidade do I Fórum Comunitário, foi apresentado a metodologia do selo UNICEF, bem como todas as ações à serem realizadas no decorrer desse período, tendo como foco principal debater os indicadores do município referentes as políticas públicas e garantia de direitos destinados as crianças e adolescentes.
O evento contou ainda com a participação especial dos jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que realizaram uma apresentação onde interpretaram a música “dias melhores” da banda Jota Quest, tendo como objetivo convocar toda a sociedade à ir em busca dos seus “dias melhores”, e relatando que o primeiro passo para essa construção se dá através da participação social.
O Fórum Comunitário é um espaço de encontro para disseminação e trocas de informações sobre políticas públicas e diálogo participativo no município, é nele que a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, onde monitora e também avalia o impacto de projetos, programas e políticas voltadas a melhoria da população de 0 a 18 anos.
A articuladora municipal do Selo UNICEF, Michelly Sousa, falou sobre os benefícios da conquista do selo, relatando a importância do mesmo. “O ato de aderir a conquista do Selo traz consigo um conjunto de benefícios, pois mostra que o município está disposto a lutar por melhorias na vida da infância e adolescência, propondo estratégias que venham a reduzir um conjunto de expressões da questão social existentes em seu cotidiano e trabalhando por políticas públicas de qualidade e garantia de direitos , uma vez que o UNICEF conduz todo um direcionamento de quais caminhos se devem seguir”, disse.
O I Fórum Comunitário foi finalizado com a divisão dos participantes em diferentes grupos de trabalho, onde foram discutidos 11 indicadores com dados do município, referente a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência. As sugestões propostas pela comunidade irão fazer parte do plano de ação do Selo a ser elaborado, ao qual terá o prazo de até o ano de 2020 para serem executadas.
Veja fotos: