Em Teresina, prefeito Valdinar Silva participa de reunião com a bancada federal e relata situação de Padre Marcos: “Estamos na UTI”
"Estamos chamando nossa bancada para que nos represente lá em Brasília, pois não adianta sairmos daqui até lá e não sermos recebidos. Então o momento de articular com o presidente agora é da nossa bancada."
Sarah Maia em 23 de outubro de 2017
Na manhã desta segunda-feira (23), o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, ao lado dos demais prefeitos dos municípios piauienses, esteve em Teresina, no auditório da APPM, para participar de uma audiência junto a bancada federal do Piauí.
O encontro, proposto pela APPM e CNM, teve como principal pauta a solicitação do auxílio e parcerias, em razão da grave crise financeira que assola os municípios, inviabilizando diversas questões administrativas, novos investimentos e também o cumprimento das folhas de pagamento.
Além de ações que visam uma melhor divisão na fatia dos repasses da Federação, o principal debate vislumbrou as questões emergências, para que os municípios possam fechar suas contas ainda neste fim de ano, através do Auxílio Financeiro aos Municípios – AFM. Para tanto, é necessário o empenho da bancada federal para articularem o recurso junto ao presidente Michel Temer.
Em entrevista ao Piauí em Foco, o prefeito Valdinar Silva detalhou a situação de Padre Marcos, bem como dos demais municípios piauienses, e as necessidades atuais para terem condições de fazer uma administração pública.
“O que estamos fazendo é pedindo socorro à bancada federal e ao presidente Temer, que afirmou agora só atender os deputados e senadores. Hoje nossa reunião foi para contar a verdadeira situação, nós estamos na UTI. Estamos chamando nossa bancada para que nos represente lá em Brasília, pois não adianta sairmos daqui até lá e não sermos recebidos. Então o momento de articular com o presidente agora é da nossa bancada. Deputados como o Assis Carvalho, Marcelo Castro, Júlio César, Paes Landin, Rejane Dias dentre outros que já se prontificaram para levar nossa mensagem e nossas angustias ao Governo Federal para que a gente resolva o nosso problema”, desabafou o prefeito.
Na ocasião da reunião, os gestores esclarecendo a necessidade de uma ajuda em torno de 4 bilhões de reais, ficando cerca de R$ 150.000,00 (centro e cinquenta mil reais) para prefeituras 06, como a de Padre Marcos. As reivindicações, que seguem também em outros estados, já foi assinada por 204 prefeitos piauienses.
“O FPM do nordeste é diferente do FPM de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, de Mato Grosso; o nosso FPM está defasado. Então estamos pedindo, exigindo e implorando ao Governo Federal”, explicou Valdinar.
Quanto ao pacto federativo, os gestores também exigem 25% das arrecadações do país, o qual Valdinar relatou como desigual, sendo destinados hoje, segundo o prefeito, apenas 19% aos municípios, com 31% aos estados e 50% à União.
“Também tem o pacto federativo em relação ao IPI, relacionado aos ICMS e FPM também, que estavam sendo pouquíssimos. As associações entraram com ação provando que o dinheiro estava pouco, por tanto temos uma um crédito e queremos esse crédito também”, finalizou o prefeito.
Apoiado meu prefeito!Deus te acompanhe
É dirija teus passos,nessa missão, árdua que Deus te deu, te deu porque sabe que tu eis capaz,vá frente garoto pois,vc vai mostrar,que quem tem vontade,já tem a metade dos seus objetivos.