Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

ESPECIAL ‘CAJUCULTURA’: Em Santo Antônio de Lisboa, fábrica de suco produz 100 mil litros por dia e exporta para o sul do Brasil

Há 45 anos no mercado, a fábrica ‘Imbiara’, cuja matriz fica no Rio de Janeiro, está instalada com sua filial em Santo Antônio de Lisboa desde 2002, empregando cerca de 35 pessoas em funções efetivas, podendo chegar até quase 50 funcionários no período da safra local.

em 31 de agosto de 2017

(Foto: Reprodução)

No início de setembro, o município piauiense de Santo Antônio de Lisboa, através da Prefeitura Municipal,  que tem a frente o jovem prefeito Welington Carlos, realizará a 13ª edição da tradicional ‘Festa do Caju’, evento que promove a produção agrícola municipal, com incentivo à industrialização e comercialização desta fruta marcante na região e que identifica o município por seu enorme cultivo.

Em virtude deste momento, a redação do Portal Piauí em Foco, foi até o município para produzir uma série de matérias especiais, apresentando a importância da ‘cajucultura’ na região.

Na manhã desta quinta-feira (31), visitamos o setor industrial, acompanhando de perto a produção de suco de caju no município.

Há 45 anos no mercado, a fábrica ‘Imbiara’, cuja matriz fica no Rio de Janeiro, está instalada com sua filial em Santo Antônio de Lisboa desde 2002, empregando cerca de 35 pessoas em funções efetivas, podendo chegar até quase 50 funcionários no período da safra local, quando esta apresenta alta produção de caju e intensifica as atividades.

No município, durante a boa safra na região, são produzidos de 80 a 100 mil litros de suco de caju por dia. Índice que cai cerca de 50% ao fim da safra, que este ano teve início cedo e agora já vem praticamente encerrando. Outro fator influente na fábrica é a qualidade da safra, que sofre impacto da estiagem.

A ‘Imbiara’ está produzindo hoje, ao fim da safra, em torno de 40 a 50 mil litros por dia e para seguir funcionando durante todo o ano até a próxima safra local, a fábrica adquire o caju em cidades de outros estados, como em Beberibe – CE, atual fornecedor na entressafra da região de Santo Antônio de Lisboa.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o gerente comercial da filial da fábrica ‘Imbiara’ no município, senhor Adailton, relatou ainda que para manter o funcionamento da fábrica durante todo o ano, são produzidos em menor escala e esporadicamente, segundo demanda, sucos de goiaba, manga, abacaxi, acerola ou maracujá; trabalhando também com mel, castanha e até farinha de coco; produção destinada para todo país, inclusive a região sul.

“Nossos produtos são exportados, em grande maioria, para sul e sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e outros”, exemplificou.

Pleno funcionamento de fábricas como a ‘Imbiara’ geram emprego, renda e mais arrecadação; benefícios da ‘cajucultura’ que fazem de Santo Antônio de Lisboa um município diferenciado, que trilhando o progresso em caminhos cheios de muito sabor.

Confira mais imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.