Alagoinha realiza 2º fórum do Selo UNICEF
O município de Alagoinha do Piauí sediou nesta quinta-feira (09/06) o segundo Fórum Comunitário Selo UNICEF, município aprovado, edição 2013/2016.
Cleiton Jarmes em 10 de junho de 2016
O município de Alagoinha do Piauí sediou nesta quinta-feira (09/06) o segundo Fórum Comunitário Selo UNICEF, município aprovado, edição 2013/2016. A programação começou pela manhã com a realização da feira “Crescendo juntos”, na Unidade Escolar Alencar Mota, onde aconteceram exposições organizadas por várias secretarias municipais.
Durante a feira aconteceram diversas apresentações culturais envolvendo crianças, adolescentes e idosos que participam dos programas executados através da prefeitura municipal. Os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) fizeram uma performance com a música “Que país é este” (Legião Urbana); os estudantes da escola do São João apresentaram o artesanato local; jovens da escola da Serra Velha resgataram a “Sarunda”, dança típica do município; o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família )e o NUCA mostraram que o Aedes Aegypti em Alagoinha do Piauí não tem vez, e para finalizar Michael Jackson deu as caras através do estudante Samuel Tomás.
Após as apresentações, a mesa de honra foi desfeita e as autoridades e os envolvidos nas ações do Selo UNICEF foram para o auditório do fórum local para a assembleia de apresentação do plano de trabalho desenvolvido durante os últimos três anos.
A articuladora municipal do Selo UNICEF, Roberlândia Lima, desatou que Selo e o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo período de três anos e o gestor público que seguir esta planilha, fatalmente realizará uma administração de qualidade e de igualdade beneficiando todos os munícipes. “Desenvolvamos todas as ações propostos, concluímos a maioria e algumas de forma parcial por serem contínuas. Nos já somos ganhadores sim, sabe por quê? De 180 municípios inscritos no Selo UNICEF menos de 70 são finalistas,” destacou.
A primeira dama Hortalina Bezerra se mostrou confiante de que Alagoinha do Piauí conquistará o Selo de Município aprovado. “Foram muitas noites sem dormir, mas conseguirmos por que eu acredito que Deus é muito bom. Os índices negativos foram superados em todas as áreas, segurança, saúde, educação e serviço social.”
O prefeito municipal, o médico Pedro Otacílio, falou do sonho de no final do mandato poder presentear a população com o Selo UNICIEF como prova da evolução de todos os índices do município. Ele lembrou também do empenho de todos os gestores e também da população nas ações desenvolvidas ao longo dos últimos três anos.
“Este é um trabalho que envolveu toda a comunidade. Quando decidimos participar da edição do selo UNICEF 2013/2016 acreditamos na capacidade de todos nós, na nossa inteligência, na nossa vontade de trabalhar, na nossa vocação pessoal de construir uma cidade melhor. E observamos a melhora em todos os setores, educação, saúde, segurança, justiça social e melhoria da qualidade de vida da população.”
A facilitadora do UNICEF, Claudete Ricardo, que durante todo o fórum ficou bastante atenta a todos os detalhes parabenizou o município por almejar o Selo do UNICEF. “Alagoinha já virou uma página. Alagoinha hoje faz uma outra história, por esta adesão tão inteligentemente, tão sabiamente e humildemente feito pelo Dr. Pedro a três anos atrás.”
Texto: Jonas Rocha