FRANCISCO MACEDO | Escolinha Renascer comemora 3 anos de atividades
Segundo ‘Cafu’, o projeto utiliza o esporte, algo que os jovens e as crianças gostam, para então promover uma mudança dentro do município de Francisco Macedo.
Sarah Maia em 07 de abril de 2017
A ‘Escolinha de Futsal Renascer’, do município de Francisco Macedo-PI, completou nesta semana três anos de existência em plenas atividades. Para comemorar a data, o professor ‘Cafu’ e demais colaboradores promoveram um evento festivo junto aos alunos, autoridades locais e comunidade em geral.
O evento, realizado na noite desta quinta-feira (6), envolveu os participantes em dinâmicas interativas, com desfile, dança e apresentações diferenciadas.
A ‘Renascer’ foi iniciada quando o professor ‘Cafu’, a épocas apenas com 16 anos, foi convidado para treinar uma turma feminina de futsal. Com o passar do tempo, mais jovens foram despertando o interesse pela prática contínua do esporte, ampliando o atendimento e efetivando a criação da ‘Escolinha’.
Segundo ‘Cafu’, o projeto utiliza o esporte, algo que os jovens e as crianças gostam, para então promover uma mudança dentro do município de Francisco Macedo. A prática tornou-se por tanto, para os participantes, um reforço educacional, trabalhando questões de cidadania como o combate ao preconceito, o respeito as regras, o trabalho em torno da disciplina, a retirada de jovens do álcool e das drogas dentre outros.
“Nenhum dos nossos alunos, mesmo acima dos 18 anos, pode beber. Esta é uma das regras da Escolinha. Meu objetivo é que futuramente possamos colher cada vez mais cidadãos de bens, jovens que não tenha envolvimento com as drogas e que possam crescer de verdade”, relatou o instrutor.
Com total apoio da gestão do prefeito Nonato Alencar, o qual destaca a satisfação de poder acompanhar um projeto de tal importância, a ‘Escolinha’ atende hoje cerca de 100 alunos, dentre crianças e jovens do sexo masculino e feminino, que vão dos 5 (idade mínima) aos 19 anos.
Satisfeito com os resultados, o professor ‘Cafu’ afirma reforça que a ‘Renascer’ não é somente para trabalhar futuros grandes atletas, mas usar do futsal uma ferramenta social e educativa para formar bons jovens.
Confira as imagens: