Após nove anos, Barragem do Estreito volta a transbordar pela 3° vez após ser concluída em 2007
Isadora Freitas em 18 de abril de 2020
Nas primeiras horas da manhã deste sábado, dia 18 de abril, a Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo próximo a divisa dos municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos começou a sangrar, devido ao grande volume de água proveniente das fortes chuvas, ao longo do mês de março e o começo de abril na região.
A barragem que teve sua construção iniciada na década de 90 e foi concluída em setembro de 2007, através de investimentos do Governo do Estado e Federal, no ano 2017 esteve apenas com 20% da sua capacidade, passando por uma longa temporada de secas ocorridas no semiárido piauiense. Com vinte metros e quarenta centímetros de altura, a capacidade máxima de reserva da barragem é de 23,885 milhões de metros cúbicos de água.
O projeto do Governo do Estado visava levar água a cinco cidades da região, por meio de canalização, chamado de “adutora”. As cidades beneficiadas iriam foram, Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia e Padre Marcos, no entanto, apenas a cidade de Padre Marcos é abastecida pelo reservatório de Estreito.
O reservatório já transbordou três vezes desde a sua conclusão, uma em 28 de março de 2008, outra em 29 de março de 2011 e atualmente, no ano de 2020. Há quatros açudes próximos a PI-243, estrada que interliga os municípios de Francisco Macedo, Belém, Padre Marcos que são: Açude de Elim, Açude de Gonzaga Lopes, Açude de Raimundo Coutinho na Passagem Funda, o açude de Luís Isaias e todos já sangraram desaguando para a barragem.
O lugar também é conhecido por seu potencial turístico, já que é onde fica localizado o Parque Aquático Tibungo, agora com a barragem com 100% da sua capacidade, a expectativa é que alavanque mais ainda o turismo da região, onde serão realizadas as travessias de barco para a ilha do Tibungo Park Aquático.
O Portal Piauí em Foco visitou nesta manhã, dia 18, a Barragem e através de imagens registrou o reservatório em sua capacidade máxima. Confira imagens:
Fotos: Cleidiano Henrique /Piauí Em foco